quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bolo Ensopado de Pêssego com Cobertura de Chocolate

Estou a comer uma fatia neste preciso momento. A última, na realidade! Que vergonha. E depois ainda me queixo que estou gordo. Mas de qualquer forma, queria partilhar convosco esta deliciosa tentação! Querem ver?

Bem antes de começar a fazer a massa do bolo, preparei primeiro o ingrediente principal; o pêssego. Por isso peguei numa lata de pêssego em calda, escorri o caldo para um recipiente à parte, reservando-o, e cortei o pêssego em bocados finos para dentro de uma caçarola. De seguida adicionei uma caneca de leite e desfiz tudo isso com a varinha até ficar em ponto de batido (também poderão fazê-lo no liquidificador). Depois, na batedeira, adicionei 4 ovos com uma caneca e meia de açúcar branco, misturando bem. Juntei à mistura o preparado de pêssego e meia lata de leite condensado. Por fim, bastou-me juntar duas canecas cheias de farinha para bolos com fermento e uma colher de sopa de fermento. Restou-me untar a forma com margarina e farinha, despejar para dentro o conteúdo, e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 40 minutos.

Quando retirado do formo, mantive-o dentro da forma e, enquanto ainda quente, despejei para cima a calda do pêssego. À parte, derreti uma tablete de chocolate culinário com uma colher de sopa de margarina. Após levar ao microondas e bem derretido, adicionei o restante do leite condensado, misturei bem e despejei por cima do bolo que entretanto já havia arrefecido, espalhando bem por toda a superfície. Decorei com bocadinhos de pêssego que me havia sobrado e restou-me deixá-lo no frigorífico por cerca de quatro horas antes de servir.

Ficou uma delícia deliciosa! Eufemismo, sem dúvida, mas não tenho outras palavras. Nada mais doce que um presentinho destes no lanche da tarde.São servidos?

Resumo de ingredientes:

Para o bolo:
- 1 lata de pêssego em calda
- 1/2 lata de leite condensado
- 4 ovos
- 1 caneca e meia de açúcar branco refinado
- 1 caneca de leite
- 2 canecas de farinha para bolos com fermento
- 1 colher de sopa de fermento

Para a cobertura:
- 1 tablete de chocolate culinário
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de margarina
- Pêssego para decorar q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e venham dizer-me se comeram o bolo todo... Gulosos! Depois ainda sou acusado de tentativa de atentado aos diabetes!

Pipocas para todos! Até mais ver!

1 comentário:

  1. Anotei a sua receita e farei em breve! Da um passadinha la no meu blog!
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar