terça-feira, 30 de abril de 2013

Beijinhos de Anjo

Minhas pipocas...

A minha cozinha anda um caos. Mal tenho tempo de olhar para as prateleiras meio vazias e pensar como preenchê-las com ingredientes maravilhosos que podem transformar um prato simples de arroz num manjar dos deuses. De qualquer modo, hoje foi um dia especialmente dedicado à despensa. Isto porque, num antro da nova rotina que me abraçou há pouco tempo, mal tenho forma de fazer coisas que me acalmem o espírito. Mas depois lembrei-me em fazer algo que (tenho de admitir) nunca antes fiz na vida. E acho que me saí bem...

Muito embora lhe queiram descarada e obviamente chamar brigadeiros, eu quis chamar-lhes Beijinhos de Anjo, devido ao ingrediente secreto acrescentado num instante muito breve de todo o tempo de preparação. Qual será?

Numa panela adicionei 2 colheres de sopa de manteiga com uma lata inteira de leite condensado e 1 caneca e meia de coco ralado. Misturei um bocado e levei ao forno. Há que ter cuidado para o fundo não queimar, eu todo distraído quase deixava o meu queimar a receita toda! Sempre a mexer (eu sei, cansa o braço), nunca retirei a colher de pau da panela até ver e sentir toda a "massa" (chamemos-lhe assim à falta de palavra mais adequada) a despegar facil e rapidamente do alumínio do tacho.

A meio da parafernália de voltas e voltas com a colher de pau, acrescentei um pouco de canela e... Tchan tchan tchan tchan... uma pitada de pimenta branca. Apenas uma colher de chá, não me julguem!

Eu sei, que coisa mais estranha, nem querem atrever-se. Mas digam-me, quantos de vocês realmente experimentaram essa pequena grande explosão de sensações na boca? Digo-vos, as coisas nem sempre são o que parecem. E apesar de se sentir ligeiramente, chega a um ponto que parece quase parte do coco, ou do leite condensado.

Assim que atingiu o ponto de brigadeiro, retirei do lume e deixei arrefecer, mas não muito. Ainda morninho, fui retirando bocadinhos e formando bolas ao mesmo tempo que polvilhava as mesmas com coco ralado e açúcar branco refinado. O resultado foi magnífico. Sobrou para 18 pequenos mas aconchegantes e deliciosos Beijinhos de Anjo que estão neste momento a voar no frigorífico... Acho que vou apanhar lá um deles.

Resumo dos ingredientes:
- 1 lata de leite condensado magro
- 1 pacote de coco ralado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de pimenta branca
- 1 pitada de canela
- Açúcar branco refinado q.b.

Sabem, se as visitas não chegarem as 19h, não há beijinhos para ninguém. Estou a falar a sério... Ah desculpem, não se fala de boca cheia.

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e venham apresentar os vossos beijinhos... Ou preferem abraços?

Pipocas para todos! Até mais ver!

1 comentário:

  1. Esses beijinhos são maravilhosos.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar