segunda-feira, 3 de junho de 2013

Strogonoff de Perú com Cerveja e Alho

É relaxante e encorajador cozinharmos para pessoas que devoram de bom grado o que preparamos. Deixa-me com um enorme sorriso na cara a satisfação dos outros ao provarem as minhas confecções. Com muitos ou poucos ingredientes, tento fazer tudo para que a refeição que estou a preparar possa ser tão saborosa como se servisse de forma apropriada assim mesmo como uma última refeição.

Como é óbvio, a nível de carne, não poderia deixar passar a hipótese de misturar alguns ingredientes que se calhar não fariam sentido nas nossas mentes, e acho que nem para mim seria válido. Porém, desde o inicio do meu noivado que tenho vindo a ser elogiado pelo meu strogonoff, e após meses sem ver um pouco de natas na frigideira, deixei-me da preguiça e deitei mãos aos tachos...

Após preparar cinco bifinhos de perú finos, cortando-os em tiras, e depois de dar uma última arrumação a uma cozinha que quase parecia destruída com tanta loiça por lavar e arrumar, deitei um pouco de azeite numa frigideira grande e funda (de preferência de metal), com duas cebolas bem picadinhas, uma folha de louro e um cubo de caldo de galinha. Após alourar bem a cebola em lume brando, despejei para dentro os bifes de peru cortados, mexendo bem até ganhar a cor branca inicial. Aí mesmo, adicionei um copo de cerveja (aconselho Sagres).

O álcool evapora, como é óbvio, mas o travo ousado da cerveja permanece em todo o restante preparado, o que dará um toque mais altivo ao seu prato. Após umas mexidelas, temperei com sal e pimenta a gosto e deitei para dentro um pacote de natas gordas, sempre mexendo até preencher todo o conteúdo com o seu branco cremoso e deliciosamente apelativo.

Por fim, descasquei 10 dentes de alho grossos, que foram previamente esmagados num pano, de forma a soltar todo o aroma necessário nos últimos 5 minutos antes de retirar a frigideira do lume. Juntei ao strogonoff, tapei a frigideira e assim ficou por alguns instantes.

Servi com batatas fritas às rodelas, o que caiu mesmo bem. Almoços destes, quem não os quer em sua casa?

Resumo de ingredientes:
- 5 bifes de perú cortados em tiras
- 1 copo de cerveja Sagres
- 10 dentes de alho
- 1 pacote de natas gordas
- 2 cebolas
- Azeite e louro q.b.
- Sal e pimenta q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem"... Alguma sugestão diferente? Estou sem ideias para o jantar!

Pipocas para todos! Até mais ver!

3 comentários:

  1. Ficou uma refeição bem completa.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Look so great! YUMMY
    I'm a beginning fashion blogger, check my blog www.shawsy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Ricardo,

    Parabéns pelo seu blog! Suas sugestões culinárias nos deixan com agua na boca!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 190.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a secção ¨Top blogs de receitas¨, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog.

    Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EU e Suécia, entre 40 outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook ( www.facebook.com/Tudoreceita) e Twitter (https://twitter.com/Tudoreceita )

    Estamos à sua disposição!
    Wagner Silva
    Site manager

    ResponderEliminar