sábado, 1 de junho de 2013

Tosta Mista de Presunto e Brie; um atalho delicioso

Nos dias em que menos me apetece cozinhar um "panelão" de comida, ou algo mais pequeno mas trabalhoso, porque não contentar-me com um conjunto de ingredientes que, convenhamos, tenho sempre presentes na minha despensa? Esta tosta mista foi uma excelente sugestão, e decidi cortar um pouco de pão e dar asas à frigideira. Sim, porque não se fala aqui de uma máquina para tostas. A minha costela alentejana dá-me impulsos para algo melhor que isso.

Assim sendo, tudo o que precisei foi de duas fatias grossas de pão de Mafra. Barrei um lado de uma das fatias e coloquei a mesma, com a face barrada virada para baixo numa frigideira com azeite de alho bem quente. Ao lado da fatia de pão, coloquei duas fatias de presunto, de forma a que ficassem estaladiças, crocantes.

Enquanto a fatia de pão fritava, chegou a parte de colocar o sabor mais intenso da tosta; o queijo brie. O truque é cobrir toda a face do pão com o queijo, de forma a que derreta e transborde para o prato quando derretido. Após cobrir o pão com o queijo, faltou apenas colocar o presunto por cima e fechar a tosta com uma segunda fatia de pão, barrada com manteiga e com o lado barrado virado para cima.

Com uma escumadeira, pressionei com força a tosta de forma a fechá-la o melhor possível e de seguida virei, de forma a dourar a outra fatia. Ambos os lados da tosta deverão ficar com a cor dourada como na fotografia. Após um ou dois minutos, é só retirar do lume e servir num prato.

A razão pela qual usei azeite de alho é porque o aroma do mesmo permite que toda a tosta permaneça com um aroma único e sem qualquer necessidade de adicionar qualquer especiaria, incluindo sal. E acreditem, vale mesmo a pena.

Resumo de ingredientes:
- 2 fatias grossas de pão
- 2 fatias de presunto
- Queijo brie q.b.
- Manteiga q.b.
- Azeite de alho q.b.

Ideal com um copo de vinho branco. Aconselho vivamente.

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e digam-me se adicionaram algo mais à vossa tosta ou não tem muito jeito para fritar o pão?

Pipocas para todos!
Até mais ver!

1 comentário: