terça-feira, 6 de novembro de 2012

Chana dal Pulao

A cultura indiana fascinou-me desde jovem. O inesquecível aroma da Índia não só consiste na fragrância de jasmim ou de caril, como das rosas frescas ou mesmo do sândalo. Os pratos de carne são esplendidamente inesquecíveis e excelentes. A cozinha indiana fascina-me mesmo!

O coco é um ingrediente culinário muito importante da cozinha do sul da Índia assim como o peixe é a base da cozinha bengalesa. Em muitos acompanhamentos líquidos, o chá fica na maior das preferências dos indianos, e as suas variedades são famosas em todo o mundo. Penso que não será de estranhar que a gastronomia indiana, considerada a terceira melhor do mundo, chegue em primeiro lugar no pódio da minha despensa!

Para satisfazer o meu desejo de passar momentaneamente pelos campos indianos, decidi preparar uma receita simples dessas origens. É a mistura de sabores ideal para amantes do oriente como eu.

Peguei em 250 gramas de grão de bico sem pele e deixei-o de molho em 200 mililitros de água por meia hora. Levei ao lume em água e sal para pré aquecer o grão, e cozinhei durante 20 minutos, sempre mexendo um pouco. Escorri o grão e reservei, adicionando mais 500 mililitros à água da cozedura, e deixei ferver.

Numa panela à parte, aqueci um pouco de óleo com dois paus de canela, duas bagas de cardamomo negro, uma colher de chá de cominhos, quatro cravos-da-índia e uma folha de louro. Depois de mexer um pouco, bastou-me adicionar uma chávena e meia de arroz carolino. Após envolver o arroz nos sabores soltos pelo refogado, juntei o grão de bico e a água deixada a aquecer.

Bastou-me esperar até o arroz secar, cozinhando em lume brando e por fim, servi com espinafres.

Uma receita única e especial, para um pequeno momento zen em que quer estar apenas consigo e com os sabores que cozinhou!

Resumo de ingredientes:
- 1 chávena e meia de arroz carolino
- 250g de grão de bico sem pele
- 300ml de água
- 2 paus de canela
- 2 bagas de cardamomo negro
- 1 colher de chá de cominhos
- 4 cravos da índia
- 1 folha de louro
- Espinafres e óleo q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e digam-me como foi a vossa viagem no mundo dos sabores indianos!

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário