quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Relaxe usando o peso do corpo!

Normalmente nunca sabemos como usar o nosso corpo para relaxar. Mas eu tenho a certeza que há diversas formas de o fazer. Incluir um exercício na sua rotina diária em que nos apercebemos do peso do nosso corpo através da nossa mente é um método muito simples e que pode facilmente aprender e aplicar as vezes que necessitar.

Este é o primeiro artigo de conselhos de relaxamento e eu devo dizer que estou ligeiramente nervoso. Há sempre algumas coisas a definir logo ao princípio e que devo relatar. Os exercícios que eu for colocando neste blog servem para pessoas que gostam de relaxar ou desejam acalmar os seus sentidos num antro de rotina e stress excessivo. Em nenhuma altura do exercício deve sentir dor ou desconforto. Caso o sinta, pare o exercício por alguns segundos, respirando calma e profundamente e, quando recuperar o estado normal sem desconforto, regresse ao início ou recomece na série do exercício onde pausou. Se o desconforto continuar, o melhor a fazer será mesmo parar.

Vamos começar. Aconselho que para este exercício, deite-se numa cama em que tenha espaço suficiente para estar, sem ficar em nenhuma ponta ou beira do colchão. Fique confortável, bem esticado, porém sem forcar os músculos do corpo. Este exercício é muito útil para quem deseja adormecer rapidamente portanto, para ter algum efeito, poderá fazê-lo na altura de se deitar.

Feche os olhos e esvazie a mente o máximo que puder. Tente desviar-se de tudo o que o preocupa, o que o atormenta ou persiste na sua rotina. Neste momento, está apenas na cama para relaxar.

Imagine que se encontra numa praia, no campo, num bosque, ou em qualquer outro lugar que sabe que o relaxa só de pensar nele. Mantenha os olhos fechados, sem os forçar. Não force nenhum dos músculos do seu corpo, não fique tenso, apenas relaxe. Se fizer o contrário, este exercício não terá qualquer efeito sobre si.

Comece por se aperceber da presença do seu corpo no espaço onde se encontra. À medida que vai relaxando cada vez mais, comece então por respirar bem fundo, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Inspire bem fundo, sustendo por uns dois segundos a respiração, e depois expire suave mas decididamente. Faça isso umas quatro ou cinco vezes, até alcançar um estado em que já não está a pensar em mais nada.

Comece por se aperceber dos seus pés. Tente imaginar a forma deles, sem olhar, e perceba então como os seus pés pesam. Sinta o peso dos seus pés. O peso dos ossos. O peso dos músculos. O peso da pele. Mantenha a respiração suave e contada, inspirando e expirando calmamente.

Deixe os seus pés pesados e comece a pensar nas suas pernas. À medida que vai avançando entre os tornozelos, os joelhos, as coxas e as ancas, vai sentindo o sentido do peso no corpo até onde se apercebeu. O peso é perceptível porém relaxante.

Pouco a pouco vai percebendo o ritmo. O verdadeiro objectivo é que, nas entrelinhas de uma respiração calmamente vincada e pausada, inspirando e expirando ao ritmo natural do seu organismo, possa aperceber-se do seu corpo, do verdadeiro peso que este faz no espaço onde se encontra. O tronco, os braços... O peso de cada elemento vai relaxá-lo imediatamente.

Depois de se sentir realmente "pesado" até ao seu pescoço, foque-se somente no seu rosto. Comece pelo seu queixo e lábios. Imagine que estão a endurecer, de forma a conseguir sentir o peso destes também. Sinta os ossos e cartilagens do seu nariz e orelhas, como encaixam na sua face, com algum peso incluído. Finalmente, concentre-se nas suas pálpebras. O peso das mesmas deixá-lo-à cada vez mais ensonado. Com  o peso do seu corpo e as pálpebras fechadas leve mas firmemente, vai começar a sentir-se como que a voar, como se não estivesse mais na cama, nem tivesse qualquer apoio. Embora esteja a aperceber-se do seu peso, vai sentir-se leve. E a pouco e pouco, com a devida concentração, vai entrar no sono sem dificuldades.

É uma questão de concentrar-se e imaginar as coisas da melhor forma. Relaxar não é difícil, nem deve ser. Cada exercício que eu colocar aqui neste modesto blog, será uma nova forma de se reencontrar. Faça os exercícios sozinho, especialmente este. Desligue o telemóvel ou coloque-o em silêncio, desligue tudo o que fizer barulho ou seja elemento de distracção. Daqui a alguns tempos voltarei a colocar aqui outro exercício. Terão uma nova forma de poder relaxar e quem sabe depois disso, tomar um chá e comer um bolinho. É a cereja no topo do bolo!

Partilhem, "pipocomentem", digam-me como se sentiram depois de experimentar este exercício.

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário