quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Salada de Delícias do Mar e Camarão

Há sempre aquele momento do dia em que, num instante de guloseima e fome, queremos preparar algo rápido porque o nosso estômago, que leva tantas vezes a melhor, deseja ser preenchido. É o que acontece comigo, embora eu pense que tenha um tipo de fome eterna diferente do comum. A minha salada de delícias do mar, que conta com ingredientes simples mas que combinam gloriosamente, fica sempre bem quando quero sair rapidamente da cozinha para algum trabalho ou mesmo para a minha cama assistir um bom programa de TV, acompanhado de sabores requintados, mas não muito caros.

Não há nada mais fácil que esta receita. Nem demora quinze minutos e no entanto, em menos disso já nos cresce aquela nostálgica "água na boca". Numa taça média, misturei 3 colheres de sopa de maionese de azeite com 1 colher de sopa de mostarda, 1 pimento vermelho cru cortado aos cubos, uma pitada de sal e pimenta e salsa fresca picada no momento. A mistura é divina, porque não só conta com a presença imperial da maionese de azeite que, para mim, é uma excelente escolha para saladas e molhos frios, invertendo um pouco o uso da maionese tradicional, como também faz contraste com o vermelho ligeiramente picante do pimento, guarnecido com a frescura da salsa.

Depois, numa saladeira ou taça para dose individual, como preferir, corte às tiras uma alface frisada previamente lavada, e junte-lhes delícias do mar, cerca de 400 gramas. O rosa ligeiro destes bocados de sabor marinhos deixa-me sempre com vontade de os comer antes de os acrescentar ao prato, o que é um vício saudável, mas não muito apreciado ou bem visto por quem me está a acompanhar na preparação.

Eu acrescentei um ovo cozido, embora não seja necessário se não quiser. Corte-o às rodelas para cima da alface e de seguida misture tudo com a maionese.

Agora vem a parte que mais prazer me dá. Peguei em cerca de 250 gramas de camarões cozidos e descascados e passei-os leve e rapidamente na frigideira com um pouco de manteiga e alho ralado. Nem demora 5 minutos em lume médio, e apenas precisa de ir mexendo a frigideira pelo cabo ergonómico, garantindo que os camarões de envolvem com o dourado da manteiga. De seguida, bastou-me decorar a salada com estes.

Como eu não me contento com pouco, faltava-me dois ingredientes que adicionei com o maior prazer. Azeitonas verdes recheadas de pimento é uma escolha sempre presente na minha despensa, pelo que não as desperdicei aqui. E há algo que combina sempre bem com este tipo de saladas, e esse é sem dúvida os coentros. Embora tenha começado por colocar a salsa, a combinação fica sempre bem e nem faz grande contraste no palato.

Na segunda vez que fiz esta salada, acrescentei tomates cereja ao invés das azeitonas, mas podem sempre adicionar o que mais querem e gostam, como é óbvio.

O mais engraçado é que acabo de vos escrever isto ao mesmo tempo que saboreio esta mesma salada. As delícias do mar enchem-me de infantilidade e ao mesmo tempo vontade de comer mais, porque o sabor delas fica na boca por muito mais tempo, e eu acho que nunca chega a matar-me a fome. Acreditem, o sabor é divino e a facilidade e rapidez com que o preparei já nem me surpreendem porque eu sei que no fim de tudo, tenho algo fresco e maravilhoso pronto para ser saboreado com um copo de vinho branco ou então um sumo natural de laranja ou outra fruta que prefiram. O melhor de tudo é ser tão saudável e cheio de sabor... é impossível resistir!

Resumo dos ingredientes:
- 3 colheres de sopa de maionese
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 pimento vermelho cru (ou pode assá-lo se preferir)
- 1 ramo de salsa picada
- 1 alface frisada bem lavada
- 400g de delícias do mar
- 250g de camarão cozido e descascado
- 1 ovo cozido
- Azeitonas verdes recheadas com pimento q.b.
- Coentros q.b.
- Sal e pimenta q.b.

Partilhem, "pipocomentem", e venham dizer-me se esta salada ficou na lista dos vossos preferidos.

Pipocas para todos! Até mais ver!


Sem comentários:

Enviar um comentário