segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Encharcado de Coco com Doce de Laranja e Limão

Hoje está finalmente um dia cheio de sol. De manhã a coisa ainda andava cinzenta, mas os raios finalmente penetraram as nuvens e mostraram-se após um fim de semana molhado e triste. Nem vos conto. Hoje foi uma correria com compras que nem almocei. Mas decidi fazer o bolinho que tanto vos prometi no Facebook. É um bolo fácil, simples, mas com uma combinação de sabores que, pelo menos para mim, transporta-me para um espaço floral e cheio de sabores frescos.

Não tem truque nenhum, e é tão bom. Preparados? Esta receita não foi feita com medidas exactas, devido ao leite de coco.

Pois bem, juntei seis ovos com uma caneca e meia de açúcar, e bati bem até atingir o ponto esbranquiçado. De seguida, adicionei uma caneca de leite de coco e três gotas de essência de baunilha e misturei muito bem. Passei de seguida aos ingredientes secos. Uma caneca de coco ralado e duas canecas cheias de farinha de trigo com fermento. Toda a mistura deverá ficar homogénea e no fim deverá fazer bolhas de ar na superfície. Essa será a indicação de que podem colocar na forma e levar ao forno. Resta por fim adicionar uma colher de sopa de fermento em pó, misturar uma última vez e deixar repousar.

Entretanto, bastou-me untar a forma com margarina salgada (e mais daqui a bocado explico-vos porquê) e farinha. Despejei a massa na forma e foi só levar ao forno pré aquecido a 200ºC por cerca de meia hora!

Enquanto o bolo cozia, tratei do doce. Numa caçarola, deitei uma caneca cheia de açúcar branco. Descasquei três laranjas e dois limões e cortei-os ao meio. Aqui fiz algo que muitos de vós se calhar na maioria não fariam. Com as laranjas e os limões descascadas, espremi-os na mão, para conseguir muito mais sumo do que se as espremesse com a casca. Depois do máximo sumo tirado, esfarelei as metades das três laranjas para dentro da caçarola e levei a lume. Não deixem o limão esfarelado na caçarola, caso contrário terão um doce muito ácido, o que não combinaria com o bolo. Basta apenas o sumo. Adicionei uma colher de chá de canela em pó e fui mexendo por cerca de 10 minutos até ferver.

Quando fervida a mistura, retirei do lume e desfiz o máximo com a varinha. Voltei a colocar a caçarola em lume brando e deixei a cozer por cerca de 20 minutos. Com isto não pretendi ficar com um doce grosso, de textura igual às compotas. Só tencionava que engrossasse um bocadinho para que o sumo escorresse para dentro do bolo e a o grosso do doce permanecesse no topo. E foi o que consegui.

Com o bolo já cozido e desenformado, cortei-o em grossas fatias e deitei o doce para dentro de umas tacinhas próprias para um lanche aconchegante. Fiz-me acompanhar de um delicioso chá verde adoçado com uma rodela de laranja partida em dois. É como vêem... Uma delícia.

Resumo de ingredientes:

Para o bolo:
- 6 ovos
- 1 caneca e meia de açúcar branco refinado
- 1 caneca de leite de coco
- 3 gotas de essência de baunilha
- 1 caneca de coco ralado
- 2 canecas de farinha de trigo com fermento
- Margarina salgada para untar q.b.
- Farinha para polvilhar q.b.

Para o doce:
- 3 laranjas grandes
- 2 limões pequenos
- 1 caneca de açúcar branco refinado
- 1 colher de chá de canela em pó

Por trás da fotografia, não imaginam a loiça que tinha para lavar.

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e venham aqui falar-me como foi o vosso lanche... Prepararam o mesmo bolo que eu? Então devem ter sobremesa.

Pipocas para todos! Até mais ver!

2 comentários:

  1. Ai o leite de coco.... O toque subtil que dá nos bolos e onde se utiliza!
    Hoje em dia de trabalho não houve tempo para lanches como o teu, tive que me contentar com o Bundt de Ricotta que fiz ontem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales desse, que ainda continuo com uma vontade de fazer um desses *.* Mas quando quiseres experimenta!
      Um beijinho!

      Eliminar