quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Souflé de Peixe

Há dias em que a corrida não faz parte da rotina, e no entanto quando queremos deliciar-nos, temos que fazer algum esforço. O melhor de tudo é quando podemos estar gloriosamente satisfeitos com algo feito sem esforço e com um sabor de chorar por mais! Eu tive esse pequeno prazer ao fazer este souflé. Apenas uma pequena nota, convém terem a cozinha completamente fechada para esta receita, visto que o segredo de um bom souflé é não apanhar correntes de ar, ou de outra forma, tudo o que crescer no forno, abate cá fora.

Arranjei cerca de 300 gramas de pescada cozida, limpando-a de pele e espinhas, e esmaguei-a com um garfo. Numa caçarola, derreti 50 gramas de margarina junto com 50 gramas de farinha, e deixei cozer um pouco, por cerca de um minuto. Por fim, adicionei 250 mililitros de leite frio, sempre mexendo para não criar quaisquer grumos. Deixei engrossar até retirar do lume.

De seguida juntei o peixe e temperei com sal e pimenta. Separei as gemas das claras de quatro ovos, e juntei por fim as gemas, mexendo tudo muito bem. À parte, bati as claras em castelo, envolvi-as com o preparado anterior e foi só colocá-lo num pirex alto, bem untado e polvilhado, levando-o ao forno aquecido a 200ºC. Deixei-o a cozer por cerca de 25 minutos e foi só servir com uma salada de pepino e tomate e um arroz branco!

As melhores sugestões vêm acompanhadas das coisas mais simples! Não concordam? Eu acho que sim, vejam só o tamanho deste artigo!

Resumo de ingredientes:
- 300g de pescada cozida
- 50g de margarina
- 50g de farinha
- 250ml de leite frio
- 4 ovos
- Margarina e farinha q.b. (para untar)
- Sal e pimenta q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e venham dizer-me se apanharam alguma espinha no vosso souflé!

Uma nota, minhas pipocas, eu estou de volta! A vida está cheia de truques, mas consegui voltar para arrasar, e vou estar sempre a acompanhar-vos no mundo gastronómico!

Pipocas para todos! Até mais ver!

2 comentários:

  1. Já fiz souflé de bacalhau e ficou muito bom, mas de peixe nunca provei, tenho de experimentar ;) Esse tem muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar