quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O factor que faltava - entrevista com Michelle Cavalcante

Meus queridos leitores, este é um assunto muito falado, é certo, mas tão correcto e tão necessário hoje em dia. Quantos de vocês não andam a abusar dos doces guardados na prateleira de cima da despensa? Ou muitos de vós que atacam o frigorífico a meio da noite, há procura de um iogurte ou da última fatia do bolo de anos da prima?

Bem, a partir de hoje, acho que vai ser diferente. Para quem ainda não conhece, Miss Nutri é o título de um blog relacionado, como bem se entende, à nutrição e estilo de vida saudável. Michelle Cavalcante, nutricionista desde 2007, é a autora desse blog cheio de dicas e sugestões para ter em consciência o necessário para uma alimentação equilibrada.

Numa tentativa de tentar obter mais informações para vos ajudar, coloquei-me à conversa com a autora desse belíssimo blog, e acabou por nos proporcionar uma entrevista agradável e com muito com que se aprender. Ora vejam!

Comer, Relaxar, Viver: Michelle, antes de mais, quero agradecer-lhe por aceitar falar-nos um pouco sobre a forma como os alimentos nos podem ajudar em variadas formas. Gostaria de lhe fazer uma primeira questão que irá mais de encontro com a sua opinião. Quais acha ser os principais benefícios que uma alimentação saudável providencia?

Michelle Cavalcante: Eu agradeço o vosso convite, e é um prazer falar desse assunto que é tão importante na vida de qualquer ser humano. Em relação à sua questão, o maior benefício de uma alimentação equilibrada é a qualidade de vida, isto porque através dessa mesma, podemos obter uma vida muito melhor e com muito menos riscos de doenças!

CRV: E relativamente a esse ponto, considera que a qualidade de vida será muito mais elevada se soubermos como nos alimentar para um bom equilíbrio em várias áreas da saúde, nomeadamente sobre como dormir melhor, como melhorar a aptidão sexual, ou como aumentar os níveis de concentração?

MC: Com toda a certeza! Se um indivíduo se souber alimentar bem, dentro dos padrões recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), então aí tudo melhora; o sono, a disposição para a rotina e o trabalho, a tendência de adoecer, apetite e desempenho sexual, para além de manter e reforçar o bom humor.

CRV: Sendo assim, para quem deseja iniciar um estilo de vida saudável, quais os conselhos que daria a alguém que queira praticar uma alimentação mais equilibrada?

MC: Em primeiro lugar, penso que seria necessário procurar um profissional especialista no assunto, ou seja, um nutricionista. Hoje em dia, todo o profissional de saúde aconselha uma dieta específica que no fundo é igual para muitos dos seus pacientes. Porém a dieta deve ter uma acção terapêutica, de modo a proporcionar ao cliente não só a perda de peso, caso assim o deseje, mas também a mudança dos seus hábitos alimentares.

CRV: Portando, simplificando um pouco, a procura de um nutricionista será então a mais acertada coisa a fazer. Porém, para pesarmos um pouco os possíveis contras, considera que alguém que pratique uma alimentação saudável num estilo próprio com base em artigos online e sem a ajuda de um profissional, acabará por se prejudicar?

MC: O seguimento desse tipo de artigos e informações não é de todo negativo. Porém, há que verificar se existe uma base científica na informação que é transmitida. Hoje em dia, muitos falam das "dietas da moda"; a dieta da lua, a dieta da sopa, a dieta dos carboidratos... porém, há que perceber que estas dietas são feitas para uma população em geral, não são personalizadas. Ao consultar um nutricionista, é feito todo um estudo dos hábitos alimentares e físicos, da genética e do perfil da pessoa. Na minha opinião, artigos de blogs, sites e redes sociais, nesta área da nutrição, devem ser encarados como dicas para o incentivo e manutenção da alimentação saudável.

CRV: Portanto, sendo assim, antes de continuarmos, penso que é importante enfatizar aos nossos leitores que compreendam que tudo o que é dito neste artigo e na entrevista deverá ser encarado como dicas e sugestões importantes, mas que não dispensam a consulta de um profissional qualificado. Michelle, hoje em dia, muitos dos que tentam aderir a uma dieta, quando chegam a vias de facto, consideram-na entediante ou até mesmo negativa. Como realmente devemos encarar uma dieta que difere da que estamos acostumados?

MC: Com muita seriedade e força de vontade acima de tudo. Geralmente, as pessoas que procuram um médico fazem-no pois sentem que estão acima do peso, para além de já terem os níveis de colesterol, diabetes e pressão arterial alterados. Toda a mudança no início é difícil, mas conforme os resultados positivos forem surgindo, acaba por ser um estímulo ao paciente para continuar a dieta.

CRV: Muito bem. Sendo assim, e passando para o cerne da questão, falemos um pouco dos alimentos em si. Há varias áreas da saúde que poderão ser melhoradas com a ingestão mais frequente de alguns alimentos, em substituição de outros. Mas com certeza que concorda que a ingestão exagerada de alimentos que são considerados à partida saudáveis não traz os benefícios que, em circunstâncias normais, traria. Que conselho daria a alguém que considere, por exemplo, que a ingestão de saladas às refeições, mesmo que sejam o prato principal, poderá trazer bastantes benefícios?

MC: É claro que concordo! Aliás, essa forma de agir e pensar tem um nome; Ortorexia. Consiste na compulsão por comer alimentos saudáveis. De qualquer forma, é aquela velha lei da moderação. Tudo o que é demais é prejudicial, mesmo se forem frutas ou verduras. O ideal é saber combinar qualidade com quantidade!

CRV: Para sabermos mais ou menos do que se está aqui a falar, imaginemos que ao almoço eu como um rolo de carne com batatinhas assadas e salada de tomate e para sobremesa como uma salada de frutas. O que me aconselharia a comer ao jantar?

MC: Algo mais leve, sem dúvida alguma. Isto porque à hora do jantar, encontra-se mais próximo da hora de ir dormir, e se ingerir alimentos pesados, acaba por afectar o sono e a disposição de ir trabalhar no dia seguinte. O melhor será evitar comer carnes vermelhas a essa refeição, bem como carboidratos em excesso, pois estes são os responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo. Opte por uma sopa, um prato de salada com carne branca, mas em menor quantidade, ou uma sanduíche e uma vitamina de frutas se desejar. Caso queira comer pão ou massa, prefira integral.

CRV: Penso que a partir de hoje eu mesmo levarei isso mais em conta. Michelle, no seguimento desse detalhe, há uma questão que precisamos desmistificar aqui. Muitos continuam com o ideal de que passar fome ajuda bastante no emagrecimento. O que tem a dizer sobre isto?

MC: Passar fome engorda! Isso está mais que comprovado cientificamente. Quando se fica demasiado tempo sem comer, a pessoa não perde a gordura. Pelo contrário, perde massa muscular. Além disso, se uma pessoa ficar, por exemplo, mais de seis horas sem comer, quando for hora de uma refeição específica, a fome será tanta que acabará por comer o dobro ou mesmo o triplo. Comer de três em três horas é o ideal. Quando comemos, o metabolismo celular acelera e deixa todo o seu corpo a trabalhar. Assim sendo, ao comermos em pequenas quantidades e várias vezes ao dia, acabamos por sentir resultados muito mais satisfatórios. Convém por isso alternar entre as refeições principais e lanches.

CRV: Já que falamos nesse aspecto, quantas refeições considera que devemos tomar por dia?

MC: Quatro refeições principais (pequeno-almoço, almoço, jantar e ceia) e dois lanches (um entre o pequeno almoço e o almoço, e outro entre o almoço e o jantar). É o suficiente!

CRV: Hoje em dia, enquanto profissional de nutrição, pelo que vê no seu dia-a-dia, acredita que as pessoas no geral seguem à risca estas dicas a nível da quantidade de refeições por dia?

MC: Sinceramente, não! Devido à correria do quotidiano, stress, trabalho, escola, muitos passam isso ao lado. Mas se pudermos compreender que um lanche pode ser uma peça de fruta, que pode-se levar num espacinho pequeno da nossa mala para qualquer lugar, seria um passo muito importante que ajudaria nos momentos em que, se sentir a fome a começar a incomodar, já sabe com o que se pode contar.

CRV: Vamos então passar às sugestões. As pessoas tentam praticar uma alimentação saudável para diferentes objectivos; a maioria fá-lo para emagrecer, mas há uns quantos que o fazem para melhorar algum aspecto específico da sua saúde. Vamos começar pelas sugestões para um emagrecimento notório e eficaz. Quais os alimentos mais recorrentes que devem ser utilizados na alimentação e forma de cozinhar?

MC: Os alimentos "in natura", ou seja, aqueles que se podem comer crus. Se os cozinhar, a melhor forma será a vapor. Há que evitar ao máximo alimentos fritos por imersão em óleo ou outras gorduras. Nesse aspecto, é muito mais saudável grelhar, e o sabor não será menor por isso.

CRV: E a nível de doces, considera que seja necessário haver uma privação de doces e bolos para quem quer emagrecer?

MC: Não gosto do termo "privação". Prefiro "evitar". Na dieta nada é nem deve ser proibido. O que não deve comer é o pacote inteiro, mas uma fatia do mesmo não fará mal nenhum. Sobremesas, a esse nível, recomendo gelatinas diet, frutas, compota de fruta... Um chocolate a meio da tarde nunca fez mal a ninguem, até ajuda a melhorar o nível de serotonina (hormona do crescimento e bom humor). À noite deve-se evitar comer chocolate, e caso ache que abusou, basta compensar no dia seguinte.

CRV: Já que falou no termo "diet", devemos acreditar nos produtos light tão falados e adquiridos hoje em dia?

MC: Sim, eles foram produzidos para o público que deseja emagrecer, porém existem algumas armadilhas dos fabricantes. Para um produto ser considerado light é porque foi diminuído um determinado ingrediente, como por exemplo o açúcar. Porém, para manter o mesmo sabor e textura, o fabricante acrescenta alguma outra espécie de gordura... por isso é importante ler os rótulos no momento da compra, de modo a verificar as calorias e as quantidades dos componentes do produto.

CRV: E sem dúvida que será uma boa coisa a fazer. Michelle, só mesmo para terminarmos, gostaria que pudéssemos falar agora de três áreas que constituem os três maiores objectivos que os que iniciam uma nova alimentação desejam alcançar. Para quem deseja dormir melhor e diminuir as insónias, que alimentos aconselha para serem levados em conta?

MC: A pessoa que deseja dormir melhor deve levar em conta uma alimentação leve, sem muitos segredos ou truques. No entanto, sim, existem alguns alimentos que ajudam a combater as insónias e a ter um sono reparador e bem melhor. Há exemplos como a banana, que produz a serotonina, que deixa a pessoa muito mais relaxada, os cereais, ricos em fibras, e outros alimentos como os vegetais verdes, ricos em magnésio, cálcio e vitamina B, que têm um papel importante para acalmar o organismo. O chá de camomila, o mel, e mesmo o leite morno antes de deitar, são outros ingredientes cujo consumo será muito benéfico para esse aspecto. Por fim, a aveia e os queijos brancos, ricos em triptofano, auxiliam num sono extremamente reparador.

CRV: Muito bem. A nível do melhoramento da aptidão sexual, que alimentos poderiam ser usados como afrodisíacos?

MC: Um alimento muito bom nesse aspecto são as sementes de abóbora, que aumentam os níveis de testosterona no sangue. A cebola e os coentros têm propriedades específicas que, respectivamente, contribuem para o aumento do número de espermatozóides e constituem uma boa ajuda afrodisíaca. Outros alimentos contributivos para um bom desempenho sexual serão, resumidamente, a canela, que aquece e apimenta a sensualidade natural, o gengibre, a erva-doce e o caju, cuja castanha moída contém vitamina E, considerada a vitamina do sexo, por conter um forte poder antioxidante! E por fim, a pimenta! Um grande ingrediente com um grande poder afrodisíaco. Pode ser de qualquer tipo.

CRV: Por fim, Michelle, a nível de concentração e memória, a dieta mais inteligente a seguir seria qual?

MC: Uma dieta com base na ingestão de alimentos como o ovo (mas só um por dia), que a principal fonte de colina, que não só participa da formação de novos neurónios, como ajuda a reparar as células cerebrais avariadas.  O peixe alimenta o cérebro e a memória em particular. Ainda mais se for de águas frias, como salmão, sardinha, anchova, ou atum, por fornecerem ácidos graxos altamente benéficos, do tipo ómega 3, que tem reconhecida acção anti-inflamatória. E também a maçã. Como diz o velho ditado inglês, an apple per day stays the doctor away (uma maçã por dia mantém o médico longe). Ela é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais associados à memória!

CRV: Michelle, findo esse importante esclarecimento, penso que estamos todos bem elucidados em relação a um estilo de vida saudável acompanhado de uma boa alimentação. O que aconselha a nível de exercício físico, como devemos praticá-lo e como conjugá-lo com a alimentação que praticamos?

MC: Dieta sem actividade física não adianta! É como digo aos os meus pacientes: mexa-se! Nem que seja uma caminhada de meia hora por dia... ou até mesmo dançar, limpar a casa, dar banho no seu cão... o importante é se movimentar para auxiliar na perda de calorias! Um não funciona sem o outro!

CRV: Michelle um ultimo conselho para os nossos leitores; sugira-nos uma boa alimentação de um dia. O que incluiria num pequeno almoço, num almoço, num jantar e numa ceia?

MC: Bem, neste caso, penso que poderia incluir aqui a dieta a que chamo a do prato ideal, o que acaba por ser um exemplo de uma alimentação saudável durante o dia. (sugestão colocada no final do artigo)

CRV: Michelle mais uma vez muito obrigado pela entrevista que nos pode conceder.

MC: Eu é que agradeço.


Como vêm, meus queridos, o melhor mesmo é começarmos a vigiar os nossos hábitos. Eu mesmo aprendi algumas coisas e já comecei a colocar em prática. Abaixo fica a sugestão da nossa querida Michelle Cavalcante!


Pequeno-almoço:
• 1 copo de leite
• 2 fatias de pão integral
• 1 colher de chá de margarina
• 1/2 unidade de mamão papaia (ou uma fatia de melão)

Lanche da manhã:
• 1 goiaba vermelha pequena (ou um pêssego)

Almoço:
• 1 pires de salada de folhas verdes
• 2 colheres de sopa de cenoura ralada
• 1 colher de sobremesa de azeite
• 4 colheres de sopa de arroz integral
• 1 concha de feijão
• 2 unidades de almôndega de
carne recheada com espinafre
• 1 copo de sumo de maracujá

Lanche da tarde:
• 4 torradas integrais salgadas
• 1 iogurte desnatado de frutas

Jantar:
• 1 prato de sobremesa de alface
roxa com cenoura e cubos
de abacaxi
• 3 colheres de sopa de batata corada
• 1 unidade pequena de filé de frango
grelhado com molho barbecue.

Ceia:
• 1 copo de leite morno

Podem visitar o blog da Miss Nutri, ou ainda passar pelo seu Facebook.

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e deixem aqui o que vocês acham sobre o que aqui foi falado... acham que realmente deveria haver mais respeito por um nível de vida muito mais saudável a partir da alimentação?

Pipocas para todos! Até mais ver!

2 comentários:

  1. Parabéns há vocês pelo trabalho e pela entrevista, ficou muito boa !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Esteja a vontade para se manter por ca!
      Abraço ;)

      Eliminar