sábado, 19 de janeiro de 2013

Macarrão de Ovo e Cebola com Molho de Tomate; para almoços apressados!

Hoje tenho tido um dia atarefado. Apesar de me querer manter actualizado com as vossas receitas e comentários nas redes sociais, confesso que tenho tido limpezas de trás para a frente e ainda nem pude conter-me quanto a lavar o chão e a cozinha. Sim, a cozinha, porque não vou andar a tirar fotos para vocês verem uma cozinha desleixada!

Isto agora é mais para as senhoras, estão a ver aqueles dias de limpezas enormes que nem nos dão tempo de fazer grandes refeições? Pois é... agora dou valor ao que a minha querida mãe passava. Nas entrelinhas, tenho as minhas mãos impregnadas com o cheiro da lixívia  Apesar de daqui a bocado ir tomar um relaxante banho, confesso que este cheiro nas mãos traz-me recordações de infância quando, depois de uma grande limpeza à casa, a minha mãe se decidia fazer uma sobremesa especial para o jantar!

Mas hoje, sem grandes sobremesas, apressei-me na hora de almoço. Mas ainda tive tempo para pensar em vocês, claro! Por isso decidi partilhar convosco a receita mais usual, mas não muito frequente, à qual costumo recorrer em alturas como esta; o meu macarrão de ovo e cebola. A primeira vez que o fiz foi na presença de um amigo meu vegetariano, e tenho que admitir que, se fosse vegetariano, eu não deixava de me alimentar com o melhor. Apesar de não ser esse o meu estilo de vida, aprecio bastante a possibilidade de combinar sabores numa comida isenta de carnes.

Esse meu amigo é vegetariano mas não a 100%. Apenas abstém-se em se alimentar de carne, mas não tem problemas com ovos! E para mim foi um alívio porque na altura não me sobravam muitas mais opções.

O macarrão que fiz hoje fez-se acompanhar de um segundo elemento; molho de tomate. Muito simples e prático, do primeiro ao último segundo. Querem ver?

Então vá, se estiverem na cozinha, arregacem as mangas e peguem numa panela média. Encham-na de água quente, para demorar menos tempo a chegar ao ponto de ebulição e levem ao lume. Cozam meio pacote de macarrão riscado pequeno por cerca de 10 minutos.

Quando estiver cozido, coloquem o lume baixo, e escorram a massa. Acrescentem 6 ovos e coloquem de novo a panela ao lume. Aqui não podem abandonar a panela até o ovo ficar cozinhado, o que demora cerca de 5, 6 minutos... Até lá, mexam sempre, para o ovo não pegar e quando cozinhado, desliguem o lume.

Piquem bem uma cebola para dentro do tacho e acrescentem por fim um molho grande de salsa bem picada e uma pitada de pimenta. Entretanto, numa frigideira pequena, aqueçam uma colher de sopa de óleo e derretam meio cubo de caldo de galinha. Depois, juntem-lhe quatro colheres de sopa de polpa de tomate, mexam por dois minutos e findo os mesmos, acrescentem 2 colheres de sopa de água. Basta por fim juntar  ao macarrão já servido no prato.

Com coca-cola e mais um raminho de salsa no topo, ficou divino, e nem demorou assim muito. Em tempos destes, 15 minutos dá para muita coisa. É verdade, não vos toma muito mais que esse tempo.

Resumo de ingredientes:
- 1/2 pacote de macarrão riscado pequeno
- 6 ovos
- 1 cebola
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 colheres de sopa de água
- 1/2 cubo de caldo de galinha
- 1 colher de sopa de óleo
- Salsa q.b.
- Sal e pimenta q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e venham dizer aqui se tiveram também um almoço apressado e quiseram preparar algo muito rápido. Eu vou voltar às limpezas!

Pipocas para todos! Até mais ver!

1 comentário:

  1. Gostei da receita, mas seu amigo vegetariano não se incomodou com o caldo de galinha? :)

    ResponderEliminar