sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Feijoada de Salsicha

Minhas queridas pipocas! Hoje está um dia muito frio. Se não estiver para vocês  então sou eu que pareço um helicóptero, de tanto bater com os dentes nesta casa um pouco fria. Mas, sabem o que me lembrei de fazer? Feijoada! Não há nada como uma boa feijoada pro almoço, e acreditem que não tive problemas nenhuns em ir comprar os ingredientes que me faltavam. Claro que foi com um grande alívio que coloquei de novo os pés em casa, embora não se notasse muito a diferença!

A minha mãe fazia muita feijoada em casa, especialmente nos dias de inverno. No entanto fazia praticamente sempre a mesma. O que nunca desgostei, antes pelo contrário, sempre repetia uma, duas vezes, conforme a dose e o apetite! Mas hoje decidi fazer a minha própria feijoada. De início pensei fazer feijoada de atum mas, não sei se concordam comigo, mas o atum está tão caro! Mas eu prometo-vos que um dia coloco aqui essa receita para vocês.

Assim sendo, tive a ideia fácil e comprar umas salsichas e misturá-las com os componentes da feijoada! Garanto-vos que fica delicioso!

Nada mais fácil se não preparar o refogado. Por isso, piquei duas cebolas para um tacho, e acrescentei um cubo de caldo de galinha com um pouco de azeite e coloquei a panela ao lume. Depois de verificar a cebola alourada, adicionei quatro colheres de polpa de tomate e mexi muito bem. Assim como não se fazem omeletes sem ovos, não se faz feijoada sem feijão. Logo, adicionei um frasco de feijão manteiga e deixei envolver muito bem com o tomate.

Meus queridos, aqui entra a parte que se calhar vocês poderão estranhar. Ao invés de adicionar vinho branco, decidi ser um pouco diferente e adicionar um copo de cerveja. Calma, não saiam do artigo, deixem-me explicar. Todos sabemos que uma feijoada com vinho branco fica divina, mas a cerveja não tem um efeito devastador. Na realidade, acontece-lhe o mesmo que acontece ao vinho branco, mas com uma coisa um pouco diferente. Enquanto que com o vinho, o álcool evapora e o sabor envolve-se apenas no molho, a qualidade da cerveja é que o álcool também evapora, porem o travo mantém-se na comida, embora se garanta que não saberá nada a cerveja devido a se juntar a água. A utilização deste ingrediente vai permitir uma cozedura muito mais suculenta e rápida!

Por isso mesmo, despejei a cerveja no feijão e de seguida adicionei dois copos de água, e deixei ao lume brando. Restou-me cortar uma cenoura em bocados pequenos e despejar na feijoada dois frascos de salsichas cocktail cortadas em dois, junto com a cenoura. Por fim, piquei um molho de salsa fresca e juntei ao preparado. Ficou a cozinhar por cerca de 25 minutos em lume brando, ou até o feijão ficar bem tenro. Caso necessite, tempere com sal e pimenta a gosto.

O resultado está à vista e fiquei completamente babado. Sabem quando ficam tão aconchegados que só vos apetece dormir ou ver um pouco de televisão acompanhados de um bom chá? Se quiserem fazer o mesmo, aconselho-vos chá de tília!

Resumo de ingredientes:
- 1 frasco de feijão manteiga
- 2 frascos de salsichas cocktail
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 cebolas
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 cenoura cortada aos bocados
- 1 copo de cerveja
- 2 copos de água
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b.

Vocês não imaginam a loiça que eu tinha para lavar antes de ter feito o almoço. É algo que não gosto mesmo nada... Olha, pronto, lá teve que ser!

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e aconcheguem-se nesta versão de um prato que enche a barriga só com a primeira dose!

Pipocas para todos! Até mais ver!

2 comentários:

  1. Ola Ricardo! Vim aqui parar através da Isabel do blog do chocolate. Dou-te os meus parabens, tens receitas optimas.
    Ja me fiz seguidora aqui e no facebook e convido-te a visitar a minha Cozinha quando quiseres.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita! O teu espaço parece-me aconchegante, adoro isso!
      Passei a seguir-te! Continuação de todo o sucesso!
      Beijinhos!
      Bom fim de semana!

      Eliminar