quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Arroz de Caril com Entremeada

Céus! Que rotina tão desgastante! Estou completamente estafado, e estes dias de rapidez não me deixam com vontade de fazer muita coisa quando chego a casa. Este frio é petrificante, ou pelo menos eu fico assim pois sou muito friorento.

Passando um pouco disso, à parte, eu tenho sempre um truque na manga quando respeita a cozinhar. Hoje não foi excepção, e já estava com saudades de um pouco de arroz. E então decidi preparar algo um pouco diferente e inovador. Modéstia à parte, e como já estou habituado, fez sucesso. Ah não me julguem convencido por favor. Não tem bom aspecto?

Fiz um refogado com uma cebola, três dentes de alho, uma folha de louro e um pouco de azeite. Juntei-lhe um cubo de caldo de carne e levei ao lume. Quando a cebola alourou, juntei dois chouriços às rodelas, e deixei que a gordura dos mesmos derretesse no refogado. Depois, juntei uma colher de sopa rasa de açafrão das índias. Basta uma colher, pois o seu sabor é forte e deixará uma cor amarelada deliciosa em todo o prato.

Cortei em bocados 8 entremeadas longas e sem osso. Coloquei-as na panela, mexendo um pouco e juntei duas colheres de chá de molho picante. Mantive no lume por 10 minutos para a carne ficar meio cozida, e de seguida juntei uma caneca e meia de arroz carolino (300 gramas).

Mexi por um bocadinho, adicionei 50 mililitros de vinho branco de mesa e três canecas de água (cerca de 200 mililitros). Deixei cozer por cerca de 20 minutos, abasteci com um pouco de sal e depois, bem... depois foi só servir!

Não acham que fica bom? Eu fiquei deliciado e nem demorou muito tempo a fazer. Foi uma refeição que me aqueceu e ainda estou a roubar uns bocados de chouriço da panela. Não, eu não lavei a loiça!

Resumo de ingredientes:
- 8 entremeadas longas sem osso
- 300 gramas de açúcar carolino
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 cubo de caldo de carne
- 2 chouriços
- 1 colher de sopa rasa de açafrão das índias (ou caril)
- 2 colheres de chá de molho picante
- 50ml de vinho branco de mesa
- 200ml de água
- Sal e azeite q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e digam-me se também se apressaram na cozinha com esta refeição que comeram na cama, devido ao frio. Céus, eu tenho mesmo que me enroscar no cobertor!

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário