segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Macarrão Rápido de Salsicha e Natas

Estragar comida... não é comigo. E quando, infelizmente, tenho de deitar comida fora, dá-me um baque no coração. Não só porque sempre poderia ser o que mais tarde nos poderá faltar, como também é coisa que, no fundo, me agradou cozinhar!

Com este artigo pretendo mostrar-vos o que realmente se pode fazer com as sobras ou alguma coisa que temos posto involuntariamente de parte no frigorífico. Eu reaproveitei umas salsichas frescas do talho para preparar um macarrão que fez sucesso aqui por casa. Entrem na minha cozinha e vejam a simplicidade e sabor traduzidas na rapidez.

Ontem fritei salsichas para a família  até porque não tinha muito tempo para uma refeição mais ousada e bem preparada, mas toda a gente ficou bem alimentada. Sobraram-me oito salsichas (também fritas) que reaproveitei hoje com o maior prazer. Já andava com esta deliciosa ideia enquanto regressava a casa.

Depois de um banho relaxante e de ver o meu programa favorito, peguei nos tachos para me apressar a comer. Numa panela, refoguei uma cebola enorme que comprei à última hora no supermercado, com dois dentes de alho, uma folha de louro inteira e um pouco de azeite normal. Em outro bico do fogão, pus meio litro de água a aquecer para cozer o macarrão. Eu usei macarrão grande riscado, mas podem usar do mais pequeno ou então, massa tagliatelle.

Enquanto isso, preparei as salsichas, cortando-as aos bocados (não medi com exactidão, até porque gosto muito da desigualdade de tamanhos no que diz respeito a bocados de carne quando a trincamos). Antes mesmo de colocar as salsichas na panela, já regozijava o momento em que me iria deleitar num prato novo no qual reutilizei as sobras. Algo que todos devemos aprender a fazer.

Adicionei as salsichas e dei-lhes uma mexedela. Apesar de terem sido cozinhadas ontem, certifiquei-me que ficariam ao lume por uns 10 minutos, não só para as aquecer mas também para manter a firmeza e textura das mesmas. Aliás era mais que tempo suficiente para o macarrão, acabado de ser adicionado à água a ferver, ficar cozido.

Eu gosto da massa cozida mas um pouco rija. Prefiro ter o que trincar do que só ter comida muito mole no prato. Assim que o macarrão cozeu, escorri-o todo, adicionei um pouco de margarina e juntei-o às salsichas. Por fim, verti 200 mililitros de natas culinárias, mexendo tudo muito bem. Aqui, só precisei de acrescentar alguns sabores. Uma colher de chá de noz moscada, o sumo de meio limão e duas colheres de chá de molho picante.

A combinação perfeita para um jantar rápido e delicioso. Eu sei que não parece ser uma receita que justifique a sua publicação num blog, e até pode parecer ter um aspecto feio, mas o sabor compensa. Aqui fica a sugestão de como reaproveitar os restos de um jantar ou almoço em que o estômago não suportou todas as delícias à mesa.

Resumo de ingredientes:
- 8 a 10 salsichas frescas do talho
- Macarrão grande riscado q.b. (ou outra massa da sua preferência)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- Azeite q.b.
- 1 folha de louro
- 1 pacote de natas culinárias (200ml)
- 1 colher de chá de noz moscada
- Sumo de meio limão
- 2 colheres de chá de molho picante

Também houve sucesso em vossa casa?

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e venham dizer-me se gostaram da experiência simples de sabor no vosso prato.

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário