terça-feira, 6 de novembro de 2012

Frango à la picanta

Pessoalmente, há algo nas especiarias picantes que me atrai quando cozinho. E misturar sabores orientais com um bom ingrediente picante fica maravilhoso! Hoje era suposto ter feito frango com caril, mas pensei melhor e decidi voltar a satisfazer os nossos gostos com algo picante. Eu e a minha família temos uma língua de ferro e adoramos sentir sabores bem hot nas nossas bocas.

Para dar o picante ao meu frango, precisei de quatro ingredientes que tenho o maior prazer em conservar para momentos especiais. Quatro ingredientes que, combinados, dão um calor picante único e extremo. O primeiro, é a pimenta branca. Eu uso de moinho, mas poderá comprar pimenta branca moída. Depois, as malaguetas. O segredo para a refeição ficar mesmo picante quando se usa uma malagueta é nunca retirar as sementes. São essas que concedem o mais alto teor picante das malaguetas ao molho.

Depois desses, existem outros dois ingredientes que não são usados num contexto de conceder um sabor apimentado a um prato mas ainda assim têm, na sua essência, um travo picante que possibilita inúmeras sensações quando bem cozinhado. Estes são o alho e o gengibre. Por isso mesmo, neste prato, utilizei bastantes dentes de alho e um pouco de gengibre.

Uma especial atenção para a essência deste prato. Acontece que é extremamente picante, portanto, se quiser, aconselho a retirar as sementes das malaguetas ou não adicionar algum dos outros ingredientes, embora deva pelo menos manter o alho.

Vamos começar? Arranjei um frango inteiro sem miúdos, separando as pernas e as asas e cortando em pedaços o restante. Reservei num taparuére o frango, temperando-o com sal e vinagre, e ali ficou por cerca de meia hora.

Numa trituradora, juntei então duas malaguetas cortadas em pedaços (junto com as sementes), duas colheres de chá de pimenta branca de moinho (ou já moída, o que tiver), 10 dentes de alho descascados e 50 gramas de gengibre fresco. Adicionei também um pouco de azeite virgem extra, duas colheres de sopa de polpa de tomate e uma pitada de noz moscada e sal. Triturei tudo até obter uma pasta rude mas uniforme.

Preparei então o refogado com uma cebola, um cubo de caldo de carne, uma folha de louro e um pouco de azeite regular. Assim que a cebola alourou, adicionei um chouriço cortado aos bocados, mexendo um pouco até o seu delicioso cheiro salgado se alastrar pela cozinha. Aí, adicionei o frango.

Mantive-o no refogado por cerca de 15 minutos, até refogar juntamente com a cebola e depois juntei 150 gramas de polpa de tomate. Mexi tudo muito bem e adicionei por fim a mistura das malaguetas trituradas com o gengibre e o alho. Mexendo tudo sempre bem por 5 minutos, foi só juntar por fim uma caneca de água, tapar a panela e deixar cozer por entre 30 a 35 minutos.

Enquanto isso, cozi esparguete como acompanhamento. Passados os 30 minutos, verifiquei o frango e assim que ficou cozido, desliguei o lume. Deixei-o a repousar por cerca de 15 minutos, sempre tapado, para não perder o calor, mas para continuar a assimilar o picante e o sal dos restantes ingredientes. Escorri a massa, servi-a em pratos e por cima foi só colocar o frango e o molho.

Todos à mesa ficaram a arder, mas todos muito satisfeitos. O frango ficou uma delícia e o travo picante ainda está na minha boca. E eu acabei de comer há hora e meia! É simplesmente uma delícia dos infernos!

Resumo de ingredientes:

Frango:
- 1 frango inteiro sem miúdos
- 1 chouriço
- 1 cebola
- 1 folha de louro
- 1 cubo de caldo de carne
- 150g de polpa de tomate
- 1 caneca de água
- Azeite q.b.

Mistura picante:

- 10 dentes de alho descascados
- 2 malaguetas médias
- 50g de gengibre fresco
- 2 colheres de chá de pimenta branca de moinho (ou já moída)
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- Sal, noz moscada e azeite q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e digam-me se adoram ter as línguas a arder também. Estupendo, é só o que vos digo!

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário