quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mousse de Chocolate à Francesa

Pessoalmente, não vivo sem chocolate. Dá-me as maiores inspirações e sempre me mantém activo nas minhas tarefas. Convenientemente, passou o 31 de Outubro, noite de Halloween e, apesar de não ter muitos preparativos nessa data festiva, gosto sempre de dar um carinho a mim e aos meus próximos. Há sempre algo de novo para provar ou experimentar fazer. A minha mousse de chocolate à francesa foi um pequeno invento meu pouco extravagante mas com um travo diferente da tradicional, mas não menos deliciosa, mousse. Foi um pequeno invento que marcou a minha noite das bruxas.

Para quem não sabe, mousse é a palavra francesa para "espuma" o que, nesta minha receita, se encaixa perfeitamente na textura altamente frágil devido a se derreter gloriosamente na boca mas mantendo o travo forte e doce do chocolate no palato.

Algo que me alegra imenso é quando me falam que fizeram ou comeram mousse de manga, de limão, ou qualquer outra, mas fica na minha mente aquele pensamento tão deliciosamente infantil de associar essa palavra imediatamente ao chocolate. Será assim tanto pecado desejar tamanho manjar dos deuses? Bem, eles que não me julguem se eu adicionar um novo ingrediente à receita mundialmente conhecida, mas convém dizer que "o que não mata engorda".

A preparação não podia ser mais simples, ou aliás, igual a qualquer outra. A diferença está precisamente em alguns ingredientes. Mas descansem, não é nada de mais.

Numa caçarola pequena eu parti uma tabuleta de chocolate preto culinário e adicionei também cerca de 50 gramas de chocolate de leite (pode ser de qualquer marca). Eu devo isto à minha mãe, que sempre me habituou a gostar de misturar chocolates numa receita ou mesmo na minha boca quando ela comprava vários  tipos de chocolate. Juntei-lhe 100 gramas de manteiga magra sem sal e mantive o lume brando, mexendo sempre de vez em quando.

Separei as gemas das claras de 6 ovos, e adicionei as gemas ao chocolate derretido, previamente colocado numa taça de vidro grande, e envolvi tudo muito bem. De seguida adicionei 150 gramas de açúcar amarelo, mas a partir daí não mexi muito. Isto porque eu adoro que permaneçam alguns cristais do açúcar intactos para, na hora da degustação possa trincá-los junto com o sabor do chocolate... é uma sensação tão excitante e aconchegante.

Aqui entra o improvável. 100 mililitros de champanhe doce. Acredite que não é muito difícil de adicionar. E presumo que não se vai arrepender do sabor. Adicione aos poucos, envolvendo levemente a cada gole depositado na mistura do chocolate. Assim que tiver adicionado tudo, tape com película aderente e coloque-o no frigorífico.

Enquanto isso, como já deve saber, fiz o habitual. Numa batedeira, bati as 6 claras em castelo, garantindo que, ao virar a taça da batedeira, estas ficassem bem firmes. A minha mãe ensinava-me isto quando era mais pequeno mas fazia sempre asneira. Mesmo antes de atingir esse ponto, já andava a virar a taça e acabava por sujar a bancada da cozinha. A minha adorada mãe aborrecia-se imenso, e era a sentença para parar de fazer a sobremesa. Apesar de tudo aprendi finalmente a não desafiar muito a gravidade, e então fico bastante tempo na batedeira até finalmente ter as claras como realmente quero.

Toca a tirar o chocolate do frigorífico. Junte-lhe as claras e envolva de forma leve mas verificando que fica tudo bem mexido e achocolatado. Reserve no frigorífico por uma hora.

Foi na altura de servir que fui para além da inovação. Foi de última hora que tive uma ideia maravilhosa e que me deu o impulso para chegar ao frigorífico e pegar num pacote de natas frescas (eu uso Longa Vida). Não se assustem. Apenas bati as natas na batedeira até ficarem montadas. Assim que o consegui, foi só buscar a mousse e preparar o serviço.

Em taças pequenas de sobremesa montei a base de natas, com cerca de colher e meia de sopa em cada taça, sempre alisando a superfície. Por cima coloquei a mousse de chocolate, decorando o topo com raspas de limão.

Não é nada de especial mas, para quem quiser experimentar, eu tenho a certeza que não se vão arrepender. Eu é que, em parte me arrependo, mas não é por comer. Foi tão grande o sucesso que tenho duas encomendas desta receita para fazer. Deus queira que haja nem que seja pelo menos uma hora nos meus próximos dias para fazê-la a tempo.

Porém, apesar de tudo, é gratificante cozinhar para os outros. Não me custa nada e ainda tenho o prazer de me deleitar com cada ingrediente nas minhas receitas. Esta mousse não foi excepção. Só tive oportunidade de comer uma tacinha, mas essa mesma, coitada, foi devorada com o maior prazer.

Resumo dos ingredientes:
- 1 tabuleta de chocolate preto culinário
- 50g de chocolate de leite
- 100g de manteiga magra sem sal
- 6 ovos
- 150g de açúcar amarelo
- 100ml de champanhe doce
- 1 pacote de natas frescas
- raspa de 1 limão

Partilhem, "pipocomentem", digam-me se esta mousse é algo de especial ou simplesmente um capricho mal conseguido da minha parte. Vá, podem ser maus...

Pipocas para todos! Até mais ver!

2 comentários:

  1. Ricardo, quanto a mim a fusão das natas com o chocolate, na boca é divinal.
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente por isso que decidi fazer esta receita. Se quiser experimentar, acredite que não se vai arrepender. Depois conte-me como foi a experiência. Bjs

      Eliminar