sábado, 3 de novembro de 2012

Frango Waldorf

Sou apologista vincado das refeições rápidas, das mais simples, das que garantem sabor sem esforço nenhum. A combinar com frango, que é o tipo de carne que eu mais gosto, sem dúvida que tenho sempre aqueles momentos de rapidez que se traduzem em deleite e bem acompanhados com vinho ou sumo.

Esta receita é americana, mas não é coisa que me interesse. Apenas agradeço por terem inventado tamanho sabor por tão pouco. E os ingredientes, bem, esses eu tenho a certeza que tem aí na sua despensa. Não tem nada de mais, quer ver?

Já deve ter percebido que isto passa como uma salada fácil. Numa taça eu preparei 125 mililitros de maionese de azeite (8 colheres de sopa) com o sumo de um limão e dois dentes de alho cortados, misturando tudo muito bem. Esta mistura, para além do frango, será a que estará mais presente no sabor principal da salada e, acreditem em mim, terá a sua preferência na lista dos seus pratos favoritos.

Cozi o frango previamente, e desfiei-o rudemente. Eu não me importo de ter bocados grandes na salada, aliás, até consegue ser muito mais saboroso do que se pensa, seja o peito, as pernas ou as asas do frango. Adicionei-o à maionese anterior, junto com 2 talos de aipo cortados, 1 pepino cortado em bocados e 75 gramas de nozes descascadas e picadas.

Após misturar esta absurda porém deliciosa orgia de alimentos, bastou-me adicionar 50g de passas. É claro que estou a fazer uma dose familiar, e não individual. Afinal de contas, o meu estômago anda sempre cheio de fome e além do mais tenho outros esfomeados à mesa, como sempre.

Numa saladeira forrei o fundo com folhas de alface bem verdinhas e lavadas, e decorei com 2 maçãs vermelhas cortadas aos cubos. Coloquei por cima o frango com a maionese, e misturei levemente, temperando por fim com uma pitada de sal e pimenta.

Esta salada é tremendamente saborosa e tão fácil. Sempre recomendei a quem gosta de coisas frescas e rápidas, e toda a gente gosta de frango na salada, a menos que sejam alérgicos. Oh, e eu que estou tão deliciado com isto! Eu não me vou alongar mais, quero ficar na minha salada a sós!

Resumo de ingredientes:
- 1 frango cozinhado e desfiado
- 125ml de maionese
- Sumo de 1 limão
- 50g de passas
- Folhas de alface
- 2 maçãs vermelhas
- 2 talos de aipo cortados
- 75g de nozes descascadas e picadas
- Sal e pimenta q.b.


Partilhem, "pipocomentem", digam-me o que vocês acham da salada, ou se preferiram comprar uma já feita por preguiça!

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário