quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Geleia de Pétalas de Rosa

"Pétalas de rosa?"

Tenho a certeza que fez esta pergunta na sua mente quando viu este título. Foi a mesma que fiz a um amigo meu quando se virou para mim e disse que fez esta geleia.

"Nem é difícil de fazer, e além do mais, existem rosas que são comestíveis se procurares um bocado.", disse-me ele. E procurei por acaso. Ao que parece existem locais do mundo onde se usa a rosa até mesmo como especiaria ou então como ingrediente especial em geleias, doces em caldas e até mesmo saladas (embora nestas se use mais as pétalas apenas).

Como não sou de desperdiçar uma oportunidade de experimentar algo novo, e em vez de me ter limitado a provar e esquecer, pedi ao meu amigo a receita. Ao início disse que era "receita de família"... "Sim, e eu nasci no Alasca!". O egoísmo não intencional dele é tão frustrante, mas divertido apesar de tudo.

Cheguei a casa depois de ter comprado rosas vermelhas orgânicas suficientes para um quilo de pétalas. A parte pior é mesmo retirar o branco da base das pétalas, mas com uma tesoura fica o trabalho muito mais fácil. Sim, eu uso atalhos, mas quem não o faz na cozinha?

Depois lavei as pétalas em água corrente e preparei o principal. Num tacho fundo (ou taça, como preferir) coloquei o sumo de três limões junto com um litro de água mineral natural comprada previamente, deixando as pétalas nesse caldo frio de molho por duas horas.

À medida que fui fazendo isto, fui-me perguntando se estava a fazer bem as coisas. Era algo tão incomum na minha rotina gastronómica... Quero dizer, adorei o sabor da geleia do meu amigo mas estava com medo que as coisas não me corressem tão bem. Graças a Deus que foi precisamente ao contrário.

Passadas as duas horas, coloquei toda a calda com as pétalas no liquidificador, triturando-as por completo. Depois bastou-me colocar esta mistura numa panela, cozinhando por cerca de meia hora. Acrescentei então um quilo de açúcar branco refinado, mexendo sempre de forma leve sem parar, para incorporar bem, até obter a textura habitual de uma geleia.

Oh, ficou tão maravilhoso! Nunca pensei ser tão bom quando é feito por nós mesmos, ainda para mais algo que nunca na minha vida havia feito. Bastou-me colocar em frascos de compota ou outros esterilizados com um pouco de álcool etílico.

Não espero que façam da mesma maneira, mas, se quiserem experimentar, porque não? Eu tentei, logo vocês não são diferentes de mim. São meus leitores logo são tão iguais ou melhores que eu.

Resumo dos ingredientes:
- 1kg de rosas vermelhas orgânicas
- sumo de 3 limões
- 1l de água
- 1kg de açúcar branco refinado

Partilhem, "pipocomentem", fiquem "engelados" na geleia se a fizerem mas, pelo menos, não morram com água na boca se quiserem tanto experimentar.

Pipocas para todos! Até mais ver!

10 comentários:

  1. Bastante original, quanto a mim, fiquei tentada em experimentar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vai adorar. Eu mesmo fiquei espantado quando me falaram desta geleia. Bjs

      Eliminar
  2. Adorei esta geleia !!! Maravilhosa ! Graças Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, MaPi, estarei sempre a inovar. Conto consigo para alguma sugestão se quiser! Siga-me se quiser. Bjs

      Eliminar
  3. Já ando pra fazer esta geleia a alguns anos mas não encontro as rosas orgânicas.
    Parabéns pela sua receita ficou maravilhosa, de um rosa vivo, deve estar deliciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Ficou o máximo, acredite. Fiz dois frascos! Um dei à minha mãe, que ficou encantada, e o outro já acabou! Com torradas fica um espanto. E com iogurte natural também. Beijinhos!

      Eliminar
  4. Penso em fazer,estou procurando receitas. A sua me parece mais simples de preparar, então acho que vou optar por ela. ;) Espero que fique tão linda (e saborosa) quanto a sua.
    Abraços!!
    Obrigada por partilhar.
    =)

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Eu experimentei mas ficou com um travo amargo.
    Espero que fique melhor da próxima vez, acho que deveria ter cortado a parte de baixo das pétalas, mas não tinha nada de branco logo não cortei!
    Obrigada pela ideia!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Ricardo Santos. Gostei da sua receita. Andava à procura de várias e fiquei com a sua. Foi a 1ª vez que fiz esta geleia e foi com pétalas de rosa côr-de-rosa. Ficou boa mas a côr ficou mais parecida com a côr da geleia de marmelo. Penso que foi por cozer mais tempo pois eu gosto destes doces em ponto mais grosso. Obgda por partilhar. Vamo-nos "vendo" por aqui. :-)

    ResponderEliminar