domingo, 11 de novembro de 2012

Bolo de Estrelas Negras

Fui ao supermercado comprar umas coisas que faltavam na minha despensa. Foi aí que me ligaram, a dizer que o meu sobrinho iria passar por minha casa pelo jantar. Ele, que tanto adora bolos, é um autêntico guloso!

Foi mesmo pertinente o telefonema. Não me importo nada de receber o meu sobrinho (de 9 anos de idade), mas se estivesse em casa, e com o frio que de repente se fez sentir na rua, acho que seria muito mais tortuoso ter que me vestir e passar rápido pelo supermercado. Assim sendo, e já nas minhas ideias de inventar um bocadinho, peguei nos ingredientes que queria, paguei e corri até casa.

O quentinho da minha cozinha é muito aconchegante, e já não pretendia sair dali. A minha ideia foi então começar a preparar a massa do bolo.

Num tacho médio, juntei 6 ovos com 250 gramas de açúcar e mexi violentamente até atingir uma cor esbranquiçada. Adicionei uma colher de chá de canela, outra de café solúvel, e meia lata de leite condensado. Envolvi tudo muito bem e comecei a juntar a farinha de trigo com fermento (uma farinha específica para bolos), cerca de 350 gramas. Depois de bem mexido, despejei um pacote de amêndoas torradas cobertas de chocolate (como podem ver na foto da taça amarela) e adicionei por fim quatro colheres de sopa de leite e duas colheres de sopa de óleo sempre mexendo bem até obter uma mistura cremosa.

Esta ideia de juntar as amêndoas com chocolate veio pelo facto de manter uma imagem infantil e doce no bolo, para o meu sobrinho não estranhar e querer logo provar. Sem dúvida que um guloso como ele estará sempre no início da fila para provar os meus bolos. Acho que nunca se arrepende e acaba por deixar o tio completamente babado.

Untei uma forma com margarina e farinha, e despejei a massa para dentro, levando ao forno a 170ºC por cerca de 25 minutos.

Quando o bolo cozeu, esperei até esfriar. Depois, desenformei e verti o restante da lata de leite condensado por cima do bolo, decorando com outro pacote de amêndoas torradas com chocolate (embora tenha comido algumas enquanto esperava que o bolo cozesse).

Neste momento o bolo está no frigorífico. Tive que cortar uma fatia, para o artigo, e a massa ficou húmida, mesmo no ponto que eu adoro num bolo. A textura e sabor compensa numa criação diferente e deliciosa. Não querem experimentar?

Resumo de ingredientes:
- 6 ovos
- 250g de açúcar branco refinado
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de café solúvel
- 1 lata de leite condensado
- 2 pacotes de amêndoas torradas cobertas de chocolate
- 4 colheres de sopa de leite
- 2 colheres de sopa de óleo

Eu chamo-lhe Bolo de Estrelas Negras por razões visualmente óbvias...

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e não se esqueçam que aqui o cozinheiro quer saber do sucesso que fizeram na vossa cozinha. Pediram "bis"?

Pipocas para todos! Até mais ver!

6 comentários:

  1. Pedi bis sim, pois achei a tua receita bem interessante - adoro canela e amêndoas!
    Te desejo uma linda semana.
    Léia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza então que é o bolo ideal para ti. Bastou aquela colher de canela para ficar o travo delicioso dessa especiaria. Delicia-te!

      Bjs e uma semana cheia de coisas boas!

      Eliminar
  2. Que belas estrelas negras!
    Eu gostei desta sugestão.
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem. E contar que as estrelas negras sejam chocolate? Era de adivinhar, claro! xD

      Bjs e uma semana cheia de surpresas!

      Eliminar
  3. Humm... Ricardo também eu não me importaria mesmo nada de ter comido uma valente fatia desse seu bolo fabuloso !!!

    Aposto que o seu sobrinho adorou, só pode ter adorado com um bolo assim pleno de sabor ! :-)

    Bonito gesto o seu... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, levou o resto do bolo para casa, o guloso!

      Muito obrigado. Bjs

      Eliminar