sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Rolo de Carne e Cebola com Bacon e uma surpresa...

Há prato melhor que um rolo de carne? A minha mãe fazia sempre um rolo de carne quando não tinha tempo para muito mais coisas ou então quando nos apetecia lambuzar no molho junto com a camada tostada da carne que tanto adorava. Oh, só de lembrar-me disso deu-me vontade de recrear essa receita, mas com alguns ingredientes adicionais.

Todos sabemos que cozinhar carne não é difícil, apenas requer alguma atenção se a queremos naquele ponto que tanto gostamos. Um rolo de carne pode perfeitamente fugir à excepção, desde que não roubemos algumas pontas do mesmo enquanto está a cozinhar (como eu, guloso como sou). O mais fácil de tudo é que não requer nenhuma experiência ou mãos de fada. Apenas a combinação mais suculenta e divina.

Eu usei cerca de um quilo de carne picada. No talho optei por misturar 500 gramas de carne de porco com 500 gramas de carne de vaca e pedi também para adicionar um chouriço. Não que seja um ingrediente completamente obrigatório, apenas acontece que o chouriço, ao se desfazer junto com a carne, vai dar-lhe a pontada de sal que me dirá para não acrescentar muito mais na altura de formar o rolo. É perfeita a combinação, dá sempre aquele gosto salgado e único que só o chouriço pode fornecer, e quem sabe até pode dar inspiração para recrear outro tipo de prato...

Sendo assim, numa taça grande depositei a carne e juntei-lhe uma caneca de pão ralado, um ovo, uma pitada de sal e pimenta e dois dentes de alho ralados. Numa frigideira desfiz duas cebolas bem cortadas, acrescentei um pouco de azeite extra virgem e uma colher de chá de noz moscada. O meu objectivo com isto será alourar a cebola, fritando-a um pouco até lhe sentir o cheiro levemente chamuscado mas delicioso. Quando a tiver bem alourada, desligue o lume e mexa a frigideira um pouco para garantir todo o envolvimento da cebola com a noz moscada. Se gostar do sabor forte da mesma, pode acrescentar mais uma colher de chá, embora eu ache que não será necessário porque o travo não será muito grande no palato, mas fará uma diferença bastante perceptível.

Juntei a cebola à carne e aí, bem, pus a mão na massa... ou, neste caso, na carne. Convém fazer isto com as mãos, porque sentirá uma textura mais rústica visto a cada garfada sobressair ou mais cebola, ou mais carne, e nunca terá o sabor típico de um rolo de carne preparado de forma tecnológica. Mas se não gostam de sujar as mãos, podem sempre usar uma colher de pau, claro.

Com tudo misturado, não me sobrou nada mais se não apenas tratar de decorá-lo. Num pirex, oleei a base com um pouco de azeite. Peguei em dois pacotes de fatias de bacon (cerca de 300 gramas) e forrei a base com parte do bacon, sobrepondo ligeiramente as fatias.

Com a carne, dividi-a em duas partes e coloquei a primeira parte por cima do bacon. O meu objectivo foi moldar a carne de modo a obter uma forma cilíndrica, e depois bastou-me fazer uma pequena cova longa ao longo do comprimento da carne. Isto porque entra aqui uma coisa, só mesmo para rechear o rolo.

À parte, cozi quatro ovos cozidos (embora depois tivesse verificado que só precisei de três, mas vale mais prevenir que remediar). Coloquei-os na cova da carne no sentido do comprimento, e depois bastou-me cobrir tudo com a segunda parte da carne. Tenha o cuidado de cobrir tudo muito bem, de modo a não se ver os ovos em nenhum lado do rolo. Assim, vai permitir que não cozinhem demasiado enquanto a carne assa, e ainda aproveita o sabor dos ovos enquanto bem cozidos e tenros. Bastou-me finalmente cobrir a carne com o restante do bacon, de uma ponta à outra. Bem envolvido com o bacon, bastou ir ao forno por cerca de 40 minutos a 170ºC. À medida que for assando, verifique a superfície do rolo e vá regando um pouco com azeite para garantir não tostar muito apenas o suficiente para ter um ligeiro sabor de carne bem assada.

Não tem nada que saber, e além do mais ainda se deliciam no fim com um copo de vinho tinto ou Casal Garcia. É a bebida que melhor combina com um prato destes, com o qual pode servir puré ou batatinhas assadas junto com o rolo. A escolha é sua... Vai adorar o "ovo surpresa" como recheio do rolo, e de certeza que vai querer comer mais sem parar. Cuidado com a linha!

Resumo de ingredientes:
- 1kg de carne picada (500g de porco e 500g de vaca, junto com um chouriço se quiser)
- 1 caneca de pão ralado
- 1 ovo (para unir a carne)
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas
- 1 colher de sopa de azeite virgem extra
- 1 ou 2 colheres de chá de noz moscada
- 300g de bacon em fatias
- 3 ou 4 ovos cozidos (dependendo do tamanho do rolo)
- Sal e pimenta q.b.

Partilhem, "pipocomentem", não fiquem aí a babar pela carne. Experimentem, não se inibam, ainda podem fazer sucesso na vossa cozinha!

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário