sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Chocolate Quente de Gengibre e Marshmallows Caseiros e a fogueira da tia Adélia

Tenho uma tia, já envelhecida mas ainda com muita genica, que tem uma casa acolhedora e cheia de mimos para os seus familiares. Uma das coisas que mais adoro na casa dela é a fogueira. Visto que nestes últimos tempos, seja de dia ou de noite, o frio faz-se notar por todo o lado, ter as mãos espalmadas em frente ao fogo espevitado é o momento mais aconchegante que posso ter e não tenho vontade de sair.

A uma certa altura, foram todos colher algumas couves e laranjas no quintal da minha tia, mas ela, que já conta com 73 lindas primaveras, ficou comigo em casa a falar do que se tinha passado com ela uma vez quando estava no seu antigo trabalho. Adoro as histórias que ela conta, faz-me sentir parte da família dela ainda mais, e sempre conto com os momentos mais engraçados que só ela, com a sua voz provida de um sotaque exclusivo seu, os sabe contar.

No fim da conversa era hora para ela me mimar com um daqueles lanches que só as tias e as avós sabem fazer. Tudo para engordar, como era de esperar. Ela já tinha preparado um bolo de cenoura na noite anterior, e ainda tinha guardado arroz doce e baba de camelo. Aquela minha tia (a propósito, chama-se Adélia) tem tudo o que uma tia deve ter, e talvez um pouco mais!

E foi naquele antro de doçaria e mimos que resolvi ser eu a preparar a bebida que se devia acompanhar. Uma bebida quente, como era óbvio, e docinha, porque a tia Adélia é tão gulosa ou pior que eu. Assim sendo, decidi fazer um chocolate quente distinto do que costumo ver. Um chocolate quente de gengibre acompanhado de marshmallows caseiros. Quer aprender a receita?

Comecei pelos marshmallows. Preparei cinco colheres de sobremesa de café solúvel com duas chávenas de água quente (150 mililitros), juntando numa panela com 100 gramas de açúcar amarelo. Levei ao lume até obter uma calda grossa. Depois, juntei 3 folhas de gelatina incolor a 150 mililitros de água fria e dissolvi este conteúdo na panela com a calda. Reserve.

Eu decidi fazer marshmallows pois a minha tia tinha guardado seis claras de ovo, pois só tinha precisado das gemas para um doce que havia feito. Como já sabem, não gosto de estragar e, visto que para os marshmallows só preciso de claras de ovo, bati as seis claras na batedeira até ao ponto suspiro firme.

Finalmente, fui adicionando a calda morna em fio às claras, sem parar de as bater até ficarem minimamente frias depois de adicionar toda a calda.

Passados 20 minutos, despejei a mistura num tabuleiro, cortando-a em cubos pequenos. Bastou-me passá-los por um prato fundo com um pouco de Maizena, e reservá-los.

Para o chocolate quente, só tive que derreter uma tabuleta de chocolate negro com 20 gramas de manteiga  sem sal e 35 gramas de gengibre ralado, tudo numa caçarola. Assim que derreteu, desliguei o lume e adicionei um pouco de leite frio, mexendo sempre e depois distribui o chocolate pelas chávenas. Em cada uma, adicionei mais leite, aquecido no microondas por 5 minutos na potência máxima, até obter um líquido minimamente espesso mas não muito grosso. Por fim, só precisei de adoçá-lo com os marshmallows.

Ficou um mimo, a minha tia gostou e guardou a receita, mas não precisa. Sabem, ela também tem computador e Internet  é uma senhora das novas tecnologias e parece que mais tarde ou mais cedo passa aqui pelo blog para ver a receita quando lhe apetecer aquecer-se outra vez com a invenção do seu sobrinho maluco.

Resumo de ingredientes:

Para os marshmallows:
- 5 colheres de sobremesa de café solúvel
- 150ml de água quente
- 100g de açúcar amarelo
- 3 folhas de gelatina incolor
- 150ml de água fria
- 6 claras de ovo
- Farinha Maizena q.b.

Para o chocolate quente:
- 1 tabuleta de chocolate preto normal
- 20g de manteiga sem sal
- 35g de gengibre ralado
- Leite quente q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e venham dizer-me se os marshmallows vos saíram bem e adicionaram-nos ao chocolate quente ou decidiram comê-los à mão na fogueira.

A tia Adélia manda-vos beijinhos. E eu mando-vos pipocas, para todos! Até mais ver!

2 comentários:

  1. Olá Ricardo!
    Obrigada pela visita e comentários no meu blog. Que coisas boas andam por aqui. Vejo que vais ter muito sucesso, escreves muito bem. Parabéns.
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Marta! Eu gosto muito do teu blog, adorei o Bolo de Espinafres, parece estranho mas tem um aspecto muito interessante! Vai aparecendo e dando sugestões. Muitos parabens pelo blog e continuacao de um bom trabalho. Bjs!

      Eliminar