domingo, 4 de novembro de 2012

Cheesecake de Nutella; o rei das minhas sobremesas!

Há cerca de uns sete meses atrás experimentei fazer algo que, só pelo nome, me fez babar por tudo quanto era sítio. Como já devem ter percebido, sou amante de chocolate, e a Nutella nunca foi uma excepção no que toca a barrá-la em torradas bem quentes ou comê-la secretamente à colher durante um filme de terror às duas da madrugada.

Não comecem a julgar-me. Afinal, quem não cometeu aquele excesso que vos subiu à cabeça assim de repente e não vos largou até "assaltarem" a vossa despensa ou frigorífico? Bem, eu já devo ser culpado um milhão de vezes, sem exagero! De qualquer modo, não estamos aqui para definir cada "guloseima" devorada antes da hora das refeições, pois não? Ups, descaí-me!

Como eu estava a dizer, e a ver se consigo esfumar este momento meio embaraçoso, apesar de não poder dizer que a Nutella tenha sempre estado na minha despensa (o que acabaria por ser um atentado ao meu organismo), de vez em quando sempre escorrega um frasco para dentro do carrinho de compras e acabo por "inocentemente" me aperceber apenas quando chego a casa, na hora de arrumar as mercadorias.

Eu acho muito simples este cheesecake, até porque não tem nada de muito novo a não ser alterar certos ingredientes tradicionais nas sobremesas dos mais regrados cozinheiros. Eu decidi fazê-lo de novo. Ora vejam.

Eu comecei pela base. Não tem nada que enganar e nem tem que usar as mãos. Bastou-me misturar um pacote de bolachas Maria com 50 gramas de açúcar amarelo na trituradora. Depois de bem misturados e triturados, adicionei 60 gramas de manteiga previamente derretida (não demora nem dois minutos na potencia máxima do microondas). Triturei outra vez tudo muito bem até ter verificado uma mistura meio pastosa e uniforme.

Reservei a bolacha enquanto começava o recheio. Juntei 500 gramas de queijo creme Philadelphia com 150 gramas de açúcar branco refinado. À parte bati quatro ovos e juntei-os gradualmente ao queijo, envolvendo tudo sempre muito bem. Convém bater um pouco tudo com algum vigor, mas não necessita de fazer o trabalho de uma batedeira. Nem eu mesmo o fiz.

Já devem aperceber-se da pasta que esta mistura vai formar. Uniforme, um tanto ou quanto firme, linda, gloriosa! Conseguem imaginá-la tingida do castanho do chocolate Nutella? Oh, que visão maravilhosa. Vai inundar-vos o cérebro não só com a cor como também com o cheiro tão doce!

Vamos tratar da consistência do queijo. Dissolvi 3 folhas de gelatina incolor em água fria, cerca de 150 mililitros, e juntei ao queijo. Restou-me apenas bater um pacote de natas frescas Longa Vida e envolvê-las com todo o preparado anterior. Por fim, juntei 6 colheres de Nutella, mexendo até verificar o castanho doce a tomar conta do espaço branco das natas e do queijo.

Numa forma apropriada para tartes, com fundo removível, forrei a base com a bolacha triturada, tendo sempre o cuidado de não deixar nenhum buraco ou fissura o máximo possível. Teria que ter a certeza que não veria o fundo da forma, tapada pela bolacha. Depois, bastou-me colocar a mistura do queijo por cima, alisando a superfície. Levei ao frigorífico por cerca de 3 horas, de maneira a que ganhasse a consistência e firmeza necessário para não desmoronar na hora de desenformar.

Durante esse tempo de espera, como devem imaginar, já andava a preparar o jantar e a colocar a mesa pois fiz este cheesecake num dia em que tinha algumas visitas.

Após as três horas, retirei o cheesecake, desenformando-o. Peguei no frasco da Nutella e barrei a superfície com o creme. Eu decidi fazer algumas ondulações no topo, não me apetecia ter algo muito perfeito, até porque as visitas que aí vinham já eram frequentes e sempre muito bem vindas. Coloquei de novo no frigorífico, de forma a servi-lo bem frio!

Até havia bocas lambuzadas de chocolate, e a luta pela última fatia foi... inexistente. O meu jantar encheu-lhes os estômagos e, apesar de apenas ter sobrado uma fatia, toda a gente comeu a sua, e bem generosa! Foi um aconchego saber que, quando estivesse a ver outro filme, ainda tinha a última fatia no frigorífico à minha espera (embora, na hora da verdade, estivesse uma perfeita dentada na mesma). Ao menos não precisei de ir ao frasco da Nutella rapar tudo! Embora tenha guardado o pouco que restou...

Resumo dos ingredientes:

Base:
- 1 pacote de bolachas Maria
- 50g de açúcar amarelo
- 60g de manteiga derretida

Recheio:
- 500g de queijo creme Philadelphia
- 150g de açúcar branco refinado
- 4 ovos
- 3 folhas de gelatina incolor
- 1 pacote de natas frescas Longa Vida
- 6 colheres de sopa de Nutella

Cobertura:
- Nutella q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e as vossas bocas gulosas que me digam se se derreteram no sabor tão divino deste cheesecake ou se afinal o chocolate é que se derreteu na vossa língua!

Pipocas para todos! Até mais ver!

2 comentários:

  1. Ricardo, vou levar, parece-me bem apropriada para levar a um jantar de amigos e deixa-los embasbacados.
    Bjkas

    ResponderEliminar