terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pecado Extremo de Coco - nem os anjos resistem!

Eu sou viciado! Admito. Sou viciado nas coisas mais doces que vos poderão passar pela cabeça! O coco é um ingrediente que, acreditem ou não, anda sempre na minha despensa. Ou porque me apetece petiscar algo rápido com um ingrediente principal, ou porque me apetece misturar leite condensado com coco, ou então para preparar o meu mais famoso bolo; o Pecado Extremo de Coco!

Eu chamei-lhe "Pecado Extremo" devido a ser muito doce. A qualquer pessoa que sofra de diabetes, aconselho a ficar-se por apenas uma fatia, mas acredite, essa fatia vai deliciá-lo. E dá-me imenso prazer ver os meus a comer o meu bolo. Apesar de ser extremamente doce, tem um toque de simplicidade e rapidez que ninguém aqui em casa acredita! Mas é verdade.

Na batedeira, bastou-me misturar 4 ovos com 100 gramas de açúcar branco refinado e 150 gramas de coco ralado. Passado uns minutos sempre com a batedeira a trabalhar, acrescentei um terço de uma lata de leite condensado e, assim que obtive uma pasta harmoniosa, bastou-me juntar 200 gramas de farinha, 2 colheres de chá de fermento, 4 colheres de sopa de leite e 2 colheres de sopa de óleo.

Como todos sabemos, o óleo permite que o bolo fique mais fofo e macio, embora de qualquer modo não seja o meu objectivo principal nesta receita. Mas, é claro, o bolo tem de ser apresentável, logo, temos de o manter consistente! Misturei tudo muito bem na batedeira por cerca de 5 minutos.

Peguei numa forma e untei-a com margarina. Aqui fica um truque para untar uma forma. Quando o fizerem, peguem num pedaço médio de folha de alumínio e barrem um pouco de margarina no mesmo. Depois, basta passar a folha na forma e reabastecer de margarina se necessitar. Assim evita sujar muito as mãos e o trabalho de untar a forma fica muito mais reduzido.

De seguida polvilhei com um pouco de farinha, de modo a pegar a toda a margarina na forma, e despejei o conteúdo do bolo para dentro. Levei ao forno, pré aquecido a 200ºC, e mantive-o lá dentro por cerca de 25 minutos.

Eu sei que normalmente deseja-se os bolos bem cozidos, mas o importante neste bolo é que, quando lá for espetar com um palito ou fio de esparguete cru, este saia um pouco molhado mas que denote a cozedura ideal para ficar ligeiramente encharcado.

Enquanto o bolo cozia, preparei a cobertura. Numa taça média, misturei o restante da lata de leite condensado com mais 150 gramas de coco ralado e uma colher de chá de canela. Depois foi só esperar a cozedura do bolo, desenformar, e despejar esse delicioso creme por cima! Se quiser reforçar de forma definitiva o ingrediente principal, polvilhe o topo com um pouco mais de coco ralado.

Esta delícia, servida bem fria com um chá ou um pouco de leite fresco, faz as delícias de todos! Eu abusei um pouco, acho que tenho que ir ao médico avaliar os meus níveis de açúcar, visto ter devorado três generosas fatias (porque eu sou muito generoso comigo mesmo).

Vê como não custa? Eu acredito que nem os anjos resistem a tamanho pecado. É quase divino!

Resumo de ingredientes:

Massa do bolo:
- 4 ovos
- 100g de açúcar branco refinado
- 150g de coco ralado
- 1/3 de uma lata de leite condensado
- 200g de farinha de trigo sem fermento
- 2 colheres de chá de fermento
- 4 colheres de sopa de leite magro
- 4 colheres de sopa de óleo

Cobertura:
- Restante do leite condensado
- 150g de coco ralado
- 1 colher de chá de canela

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e venham dizer-me se ficaram inundados de tanta doçura que até deixaram uma pilha de loiça para lavar. Bem... eu deixei... e visto que não tenho empregada, daqui a nada tenho que arrumar tudo...

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário