segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sopa de Castanhas; um aconchego!

Estamos em Novembro, o Outono já reina por pouco mais de um mês, e os tempos chuvosos já se fazem notar por uns bons dias. Andar pelas ruas com os pés ensopados e no entanto ter um cheiro quentinho tão agradável pelas nossas costas de castanhas a serem assadas... é um momento de pura inocência e que dá um aconchego imenso.

Algo que me aquece muito (devido a ser muito friorento), é uma bela sopa acompanhada de um pouco de vinho e algumas tostas. Não vos agrada essa imagem tão típica de uma casa cheia de pessoas a falarem à mesa e a comerem uma refeição quente enquanto lá fora chove? Hmm... que saudades!

A minha sopa de castanhas relembra-me cada uma dessas noites tão cómodas! E é um prazer prepará-la, já que é tão apreciada sobretudo nestes dias em que só nos apetece estar na cama enroscados nos cobertores. É uma delícia!

Numa panela, cortei em bocados duas cenouras e piquei uma cebola. Lavei um alho francês e um talo de aipo, escorri-os bem e juntei-os aos ingredientes anteriores, cortando-os igualmente. Adicionei cerca de 60 gramas de margarina e tapei a panela. Liguei o lume, mantendo-o brando, até a margarina derreter por completo.

Aqui entra um capricho meu. Costumo ver muita gente a adicionar castanhas compradas congeladas. Eu prefiro compradas numa mercearia. Não descuro o sabor das castanhas ultra-congeladas, mas acontece que, para mim, o sabor não será o mesmo, e não se libertará todo durante a cozedura. Assim, as castanhas passarão do tempo que tomariam a derreter (se fossem congeladas) para começarem a ficar moles e libertarem todo o sabor que têm, até ao último bocado tenro.

Assim sendo, 500 gramas de castanhas descascadas, e tapei de novo a panela, de modo a que a margarina derretida pudesse suar um pouco mais e envolver todos os ingredientes no seu cheiro deliciosamente aleitado. Mantive esse processo por cerca de 5 minutos.

Adicionei então 700 mililitros de água a ferver, um cubo de caldo de legumes, e mantive o preparado em lume brando até as castanhas ficarem macias. A partir daí, reduzi tudo a uma espécie de puré com a varinha mágica e adicionei 350 mililitros de leite morno. Depois disso, bastou-me temperar com sal e pimenta branca e manter a panela ao lume até levantar fervura, mas tive sempre o cuidado de mexer de vez em quando. Cerca de 20 minutos será o que terá que esperar a mais para poder servir este manjar dos deuses à sua mesa!

Quer experimentar? Acredite que não lhe escondi segredo algum! Ah... e, quando servir, regue com um longo fio de azeite. Fica um mimo na sua boca!

Resumo de ingredientes:
- 2 cenouras
- 1 cebola
- 60g de margarina
- 1 talo de aipo
- 1 alho francês
- 500g de castanhas descascadas
- 700ml de água a ferver
- 1 cubo de caldo de legumes
- 350ml de leite morno
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite q.b.

Nada que enganar, e o vosso estômago agradece.

Sigam, partilhem, "pipocomentem", refiram com que vocês acompanhariam esta sopa, e digam-me se a sobremesa foi algum doce com castanhas...

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário