sábado, 10 de novembro de 2012

Bifes ao Molho de Natas Especial

Hoje estive com algum trabalho extra e cheio de telefonemas de toda a espécie! O meu único refúgio foi o almoço, onde pude conversar e conviver, acompanhado de uma salada de massas e frango excelente, preparado à última da hora pela manhã, quando reaproveitei duas asas de frango assado.

Depois de um dia cansativo, a vontade de preparar o jantar existia, mas não era evidente! É claro que me estendi na cama ao comprido por uma hora inteira e só depois me coloquei com a mão na massa!

No antro da velocidade com que corria pelos corredores da casa, à procura dos sapatos e de uns papeis importantes, não me esqueci de colocar alguma carne a descongelar. Só quando estava a preparar o jantar é que percebi o que tinha metido a derreter; um enorme lombo de porco para assar. A minha escapatória seria metê-lo no tabuleiro, regando-o com óleo e cebola e levar ao forno. Mas decidi pegar na faca e cortá-lo em fatias grossas, que ajuntaram-se num total de 10 bifes certos.

"Excelente!" Assim sendo, bastou-me pensar no acompanhamento e a ideia chegou na hora. Um molho especial e esparguete para os pobres bifes não ficarem sozinhos no prato. Apesar de terem sido cortados 10, só precisei de 6, visto serem apenas três pessoas a comer, pelo que guardei as que restaram. E então pus-me ao trabalho!

Fritei os bifes numa frigideira grande com margarina, certificando-me que ficavam bem fritos, devido à sua grossura. Enquanto alguns fritavam, coloquei 500 gramas de esparguete a cozer em água já a ferver, e tratei do molho. Numa taça, misturei dois pacotes de natas culinárias com três dentes de alho cortados aos bocados, uma pitada de sal e pimenta, e piquei um molho médio de salsa, bem picada, envolvendo-a nas natas muito levemente. Fico inebriado com o cheiro fresco e inesquecívelmente aromático da salsa quando está a ser picada manualmente. Nada paga esse momento deliciosamente nostálgico e cheio de vitalidade e energia vindo de uma erva aromática tão simples.

Assim que fritei todos os bifes, reservei-os e piquei uma cebola para dentro da frigideira, onde ainda se encontrava a gordura da carne com a margarina derretida. Depois de alourar, adicionei três colheres de sopa de polpa de tomate e mexi tudo, juntando por fim as natas. Deixei cozinhar por cerca de 5 minutos, até obter uma textura cremosa e com uma cor de pele leve.

Quando o esparguete cozeu, escorri-o, servi-o imediatamente no prato, para não secar por completo, e coloquei dois bifes em cada prato. Coloquei o molho numa molheira apropriada (embora fosse mais um recipiente de barro para manteiga, mas serviu perfeitamente), e servi o molho em cada prato com uma colher de sopa, cobrindo os bifes e o esparguete!

Foi uma refeição deliciosa e que não demorou muito mais que 20 minutos! O esforço não foi muito, e a recompensa foi tão satisfatória! Um molho como estes é um crime prepará-lo, mas neste caso, o "crime" compensa...

Resumo de ingredientes:
- 6 bifes grossos de lombo de porco
- 500g de esparguete
- 2 pacotes de natas
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- Salsa q.b.
- Margarina q.b.
- Sal e pimenta q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e digam-me o que acharam da combinação das natas com estes bifes tão suculentos! Não se babem, não custa nada fazer e ainda se surpreendem!

Pipocas para todos! Até mais ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário