quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Empadão Rápido

Hoje fui abordado com uma sugestão completamente insólita. Estava eu a fazer pesquisas para um artigo futuro para o blog quando me oferecem uma goma muito interessante. Aparentemente, é igual às outras, como podem ver pela foto. Mas acreditem que encarei uma surpresa muito... picante! Sim! Uma goma extremamente picante. E não estou a exagerar. Basta meterem a goma na boca, sem trincar, e vão sentir logo o ardor na língua. Também fui pouco burrinho... podia ter percebido isso pelo desenho da goma... Mas pronto!

À parte das surpresas, hoje para jantar fiz algo rápido. Este empadão não foi ao forno, e não é na realidade um empadão, mas para quem quer sentir o sabor e texturas típicas deste prato mas não tem muito tempo para o deixar no forno, eis uma alternativa mais rápida para esses momentos.

Assim sendo, bastou-me cozinhar a carne picada, cerca de 300 gramas, refogando-a com azeite, uma cebola e três dentes de alho. Juntei 150 mililitros de polpa de tomate, envolvi tudo, e acrescentei uma pitada de noz moscada, pimenta e sal. Por fim, juntei uma chávena de água, para deixar a carne a cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos. Enquanto isso, eu já tratava do puré.

Este foi fácil, e não é caseiro (embora seja algo vergonhoso para mim, mas não tive mesmo muito tempo), só precisei de 650 mililitros de leite, duas colheres de sopa de margarina sem sal e um cubo de caldo de carne. Deixei derreter ao lume e depois restou-me juntar duas saquetas de puré, mexendo sempre e acrescentando por fim noz moscada. Uma coisa em relação a esta última especiaria é que, eu não a compro em pó, mas compro mesmo as nozes. Isto porque prefiro o sabor genuíno e fresco da noz moscada a ser ralada no momento em que é utilizada, e eu normalmente ralo-a com a serrilha de uma faca.

No prato bastou-me colocar primeiro a carne e cobri-la com o puré. Antes de servir a carne, piquei um pouco de salsa e acrescentei à panela. Foi rápido, demorou 20 minutos e toda a gente gostou. Não acha que fica uma boa alternativa para quando está sem tempo mas quer ter algum prazer?

Resumo de ingredientes:
- 300g de carne picada
- 150ml de polpa de tomate
- 650ml de leite meio gordo
- 2 colheres de sopa de margarina sem sal
- 1 cubo de caldo de carne
- 2 saquetas de puré de batata em pó
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- Azeite q.b.
- Noz moscada q.b.
- Salsa q.b.
- Sal e pimenta q.b.

Esabem qual foi a minha sobremesa? Infelizmente não consegui tirar foto, devido à bateria da máquina, mas o que comi foi maravilhoso. Descasquei uma romã, colocando os bagos numa tigela, juntei um iogurte natural, duas colheres de açúcar e meti à boca! Ficou tão bom! Experimentem!

Sigam, partilhem, "pipocomentem" e venham dizer-me se inovaram com algo diferente, ou não deixou de ser algo que pode muito bem passar por empadão...

Pipocas para todos! Até mais ver!

4 comentários:

  1. Ah!Ah!Ah! Por aqui ainda não vi esse tipo de gomas, mas lá que achei graça, achei!
    O meu jantar ontem por acaso foi parecido mas com massa.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei literalmente com a boca a arder. Mas foi uma piada autêntica.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Hehehe, uma vez um primo me deu uma goma e depois vi que era de tinta! Fiquei uma semana com a língua completamente azul!
    Ótima alternativa o seu empadão, o importante é o sabor :)
    Léia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas gomas eu nunca ouvi falar, só mesmo de pastilhas, mas ficar com a lingua azul por uma semana é dose.
      Exactamente, o importante é mesmo ficar um sabor semelhante a um empadão real.
      Beijinhos

      Eliminar