quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Esparguete à Carbonara - um mimo vindo de Itália!

Itália! Ah, é um destino que adorava visitar! Parece tão romântico e inspirador... A Itália é a grande mãe e considerada o berço da gastronomia ocidental, em parte, por ter sido palco de dois grandes acontecimentos da nossa história; o Renascimento e a ascensão e queda do Império Romano.

O extravagante comércio de alimentos na região de Roma era o cenário em frente a variadas transições de caravanas recheadas de alimentos vindos de África, Europa e Ásia. Desde os cereais, o pão, o leite, o queijo, os ovos, a massa seca, as especiarias, o carneiro, avestruz, peixes e moluscos!

Os italianos não são sofisticados. O perfume e o sabor é a base das receitas e simplesmente agrada-lhes a degustação dos alimentos quando cozinhados e mantidos com variados ingredientes. Este esparguete à carbonara é a excelente ideia para quem quer experimentar a tradição regular de Itália e mergulhar no melhor aroma italiano!

Assim sendo, é necessário combinar os primeiros ingredientes. Numa taça, envolvi 4 ovos com 200 gramas de queijo ralado, sal e pimenta. Reservei no frigorífico, tapando com um pouco de película aderente. Entretanto, coloquei o esparguete a cozer.

Peguei em 300 gramas de bacon em fatias, cortando-o em bocados finos e levei-o ao lume numa frigideira com três colheres de sopa de óleo e um dente de alho, até ficar meio crocante. Forrei um prato fundo com papel de cozinha e coloquei o bacon aí, guardando a gordura do mesmo e acrescentando-lhe uma colher de sopa de azeite.

Piquei uma cebola para dentro da gordura do bacon, e deixei refogar até ficar suave. Adicionei mais um dente de alho. Por fim, adicionei 100 mililitros de vinho branco e deixei cozinhar por dois minutos.

Assim que o esparguete ficou pronto, escorri-o e coloquei-o numa taça grande de servir. Sem esperar para arrefecer, juntei-lhe a mistura dos ovos com o queijo ralado, mexendo bem, adicionei depois a gordura do bacon com a cebola e o vinho e por fim juntei o bacon.

Restou-me picar um molho de salsa fresca e juntar-lhe um pouco mais de queijo ralado, cerca de 50 gramas, adicionando ao esparguete! Convém servir quentinho. Servido com uma coca-cola e uma rodela de limão, é o almoço que qualquer um deseja ter já amanhã!

E é assim que vai perceber que, por momentos, visitou um restaurante italiano, mas sem sair de sua casa!

Resumo de ingredientes:
- 4 ovos
- 250g de queijo ralado
- 500g de esparguete
- 300g de bacon em fatias
- 3 colheres de sopa de óleo
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola
- 100ml de vinho branco de mesa
- Salsa picada, sal e pimenta q.b.

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e venham dizer-me o que acharam do perfume deste esparguete... Fez-vos querer ir a Itália? Quem me dera...

Pipocas para todos! Até mais ver!

1 comentário: