sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Um passeio pela Estufa Fria de Lisboa e o meu Bolo Delícia de Laranja e Framboesa

Ontem fui dar um passeio sozinho. Há alturas em que temos que estar um bocado apenas nós mesmos e a nossa intimidade, para reorganizar as ideias, repor prioridades, pensar e relaxar um bocado. A natureza na sua perfeita forma sempre foi o meu local de refúgio para momentos como estes e levar a minha máquina fotográfica é o assessório que falta para esses passeios íntimos.

Dei uma volta pelas ruas, sempre atento às mercearias e às bancas que despontavam com fruta cheia de luz na sua casca. Havia maçãs que pareciam ter sido lavadas com lixívia de tanto que brilhavam. Passei por alguns jardins, com flores lindas e alguma natureza escondida, mas o meu destino definiu-se quando cheguei ao Parque Eduardo VII.

A Estufa Fria de Lisboa é, como já se espera, um dos mais importantes espaços verdes da capital portuguesa. Tem uma área de 1,51 hectares e é considerado por muitos um autêntico "museu vivo", devido à variedade de flora e fauna por ali existente. Eu que o diga. Já lá fui umas quantas vezes, mas ontem não avistei, por exemplo, pavões, com as suas penas deslumbrantes, prontos para seduzir e levar para os seus "aposentos" a fêmea que tanto ama. Este espaço contém a parte de estufa fria, mas também contém a Estufa Quente, com cerca de 3.000m2, onde convívem plantas tropicais como o Cafeeiro, a Bananeira e a Mangueira.


Há ainda a Estufa Doce, a mais pequena de todas, com apenas 400m2 de área, que é a casa das Cactáceas, ou mais conhecido como, na maior parte, por cactos. No total, temos uma estufa variada e cheio de novidades e pequenos atalhos. Recentemente sofreu alguma remodelação e obras, mas já está totalmente disponível para visita por parte do público.

Tenho que realçar que houve um reaproveitamento das muitas pedras que ornamentam a Estufa e fazem parte das escadarias, cascatas e pequenos lagos existentes, originárias da pedreira de basalto também presente. Por entre a vegetação é possível descobrir algumas peças de estatuária que contribuem para o encanto deste verdadeiro "museu vegetal" onde o tempo passa devagar, mas mantém-se tudo muito aprazível.
Há sempre uma montanha de coisas que podemos descobrir em locais como estes, e sabemos que, de um modo ou de outro, naqueles dias mais solarengos (como o de ontem, por grande sorte) temos a luz suficiente para ver cada detalhe mais engraçado respeitante a uma rosa ou a um animal que por ali passe.

É claro que só em dias como esses é que dá mais vontade de investigar cada entrada, cada gruta, cada passagem, cada lago ou monte de flores. E os momentos que se passam por pequenos minutos quando nos deitamos na relva ou sentamos numa das muitas calçadas da Estufa são completamente inebriantes e cheios de vida... a vida que passa pelos nossos olhos enquanto nós a apreciamos.

Eu não me posso queixar. As maravilhas da natureza encantam-me e, além do mais, produzem-me uma sensação de aconchego e nostalgia que não me deixam sair de onde estou. Já imaginaram um piquenique nestes locais tão mágicos e com tanto para descobrir?

Foram duas horas cheias de descobertas, até porque, por muitas vezes que ali se vá, descobre-se sempre algo de novo, que antes nem nos lembramos de procurar.

Mágico e doce foi a altura em que cheguei a casa depois deste passeio tão relaxante e decidi preparar um bolo de laranja. Já era por volta das 17:30 e já começava a escurecer, mas isso não me impediu de começar a preparar a sobremesa do dia. Tinha os ingredientes todos em casa, só precisei de passar pelo mini-mercado para comprar uma lata de leite condensado.

Sim, este bolo é uma delícia e por isso mesmo necessita de algo delicioso! Querem ver?

Foi muito simples. Na batedeira, juntei 12 ovos com 200 gramas de açúcar branco refinado e o sumo de 6 laranjas gordinhas e cheias de um sumo aromático inesquecível. Caíram-me alguns gomos das laranjas, mas não me importei, só prova que é genuíno. Depois de tudo bem mexido, juntei duas colheres de sopa de leite condensado e três gotas de essência de baunilha, e envolvi tudo com a batedeira.

Adicionei então 500 gramas de farinha de trigo sem fermento, até obter uma massa pastosa e juntei duas colheres de sobremesa de fermento. Restou-me adicionar duas colheres de sopa de óleo e 2 colheres de sopa de leite fresco magro. Untei a forma de margarina e farinha, despejei a massa para dentro e levei ao forno, pré aquecido a 180ºC, deixando-o a cozer por cerca de 25 minutos. Não se esqueça de ir espetando um fio de esparguete para verificar a cozedura. Convém porém não abrir a porta do forno durante os primeiros 15 minutos em que o bolo se encontra dentro do mesmo, para garantir que cresce e não apanha ar.


Entretanto, numa taça misturei o resto da lata de leite condensado com três colheres de sopa de doce de framboesa, mexendo bem até atingir uma cor roxa clara. Reservei no frigorífico.

Quando o bolo cozeu, esperei arrefecer, desenformei e cortei-o em fatias grossas, despejando o creme de leite condensado e framboesa por cima de cada fatia. Bastou-me servir cada fatia com um bocado de doce de framboesa à parte e com um copo de leite fresco!

É um bolo fantástico e não lhe custa muito tempo ou dinheiro. Delicie-se e, se quiser visitar a Estufa Fria, leve consigo uma fatia destas. A combinação deve ser mágica, sem sombra de dúvida!

Resumo de ingredientes:

Massa do bolo:
- 12 ovos
- 200g de açúcar branco refinado
- Sumo de 6 laranjas
- 2 colheres de sopa de leite condensado
- 3 gotas de essência de baunilha
- 500g de farinha de trigo sem fermento
- 2 colheres de sobremesa de fermento
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de leite fresco

Creme:
- Restante do leite condensado
- 3 colheres de sopa de doce de framboesa

Sigam, partilhem, "pipocomentem", e venham contar-me como foi este bolo nas vossas casas. Fez sucesso?

Pipocas para todos! Até mais ver!

2 comentários:

  1. um bolo delicioso!!! Tenho de experimentar!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, vais adorar, tenho a certeza! Beijinhos e um optimo fim de semana para ti também! ;)

      Eliminar